Durandina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Darandina é narrado em primeira pessoa, por uma testemunha do episódio, um plantonista de um hospício.

É um conto que se situa entre o anedótico e o satírico. Seu título não é explicado peloautor. Os dicionários passaram a incluir “darandina” em suas edições mais recentes – talvez devido exatamente ao emprego desse termo por Guimarães Rosa – com o sentido de atrapalhação, confusão.Darandina é um dos 21 contos, narrativas curtas, integrantes da obra Primeiras estórias, de Guimarães Rosa, onde a estória coloca, como O Alienista, de Machado de Assis, a questão das fronteiras entre anormalidade e a loucura: ou estão todos loucos, caso em que ninguém é louco?

Este é um dos poucos contos urbanos da obra. Claramente, sua temática é a loucura: uma pessoa comum que, por isso, conseguerealizar uma façanha que espanta a todos os viventes e espectadores de um dia comum: escala, sem dificuldade alguma, uma palmeira e se instala no seu topo, resistindo a todas as tentativas que sefizeram para arrancá-la de lá. As conseqüências desse fato inusitado são as mais diversas, mas o principal é que se chega à conclusão de que faltam conceitos para explicá-lo.

Sua maluca subida, alémde fazer lembrar Ismália, do simbolista Alphonsus de Guimarães, mostra uma confusão que a personagem faz entre plano denotativo (sair do chão, ao pé da letra) e plano conotativo (sair do chão nosentido de buscar a transcendência).

Em meio ao impasse produzido pela cena nova e deslumbrante (o homem no topo da palmeira brilha e fere como o sol ao meio-dia), o narrador expõe suas dúvidas,desconfiando que o mundo se deixa abalar não tanto por conteúdos renovados, mas pela maneira como estes conteúdos se estruturam na sua apresentação.

Outro aspecto interessante é o que acontece no chão.Além do absurdo que é os especialistas discutirem a rotulação da insanidade do sujeito, sem solucionarem o problema, chama também a atenção a cidade inteira acompanhar o espetáculo do rapaz. Tudo isso...
tracking img