Durabilidade das baterias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Duração das Baterias de Smartphones.

Novidade em questão de durabilidade das baterias de smartphones, e possíveis soluções e melhorias para essas tecnologias.

Igor de Almeida Lima, almeidalima.igor@gmail.com, IFPE.

Hoje não há como negar: celulares são indispensáveis. Segundo o Shopping UOL, pesquisas recentes revelam que a maioria dos brasileiros utiliza o aparelho móvel de algumtipo. Além disso, como somos um dos países com maior número de aparelhos do mundo os índices de aquisição de celulares e smartphones tendem, cada vez mais, a aumentar. Esses últimos caíram no gosto dos brasileiros nos últimos anos, chegaram com tudo para conquistar o mais desinteressado por tecnologia e também o mais empolgado da turma. Úteis, completos e recheados de recursos multimídia, elesfacilitam o dia-a-dia de quem passa a utilizá-los. Contudo o que chama a atenção, quanto a esse assunto, é a duração da bateria.


Quem não se lembra de quando a primeira carga nas baterias de celular deveria ser de 24 horas? Assim que tirávamos os pés da loja nascia uma ânsia incontrolável de bisbilhotar todas as funções da mais nova aquisição. No momento em que os usuários começavam a mexer abateria descarregava, uma frustração surgia e o celular tinha que ficar 24 horas grudado no carregador. Além do mais, para recarregar o aparelho era preciso esperar acabar toda a carga da bateria, algumas vezes fazia-se de tudo para apressar o descarregamento e poder recarregar durante a noite.

Baterias NiCd

As situações citadas acima descrevem um pouco das baterias de níquel e cádmio(baterias NiCd). São as menos usadas atualmente, pois além de ter apenas 40% da autonomia que as baterias atuais oferecem (baterias Li-Ion), é extremamente poluente e têm o efeito memória. A poluição dessa bateria é o resultado de um dos seus principais componentes, o cádmio (Cd) que produz efeitos destrutivos nos organismos vivos, mesmo em concentrações muito pequenas. É considerado o metal maisagressivo. O Efeito memória é o que exige o descarregamento total das baterias antes de uma recarga. Caso a bateria seja recarregada antes de se esgotar completamente, suas células passam a armazenar cada vez menos energia. Em contrapartida, as baterias de níquel e cádmio trazem vantagens como o fato de serem mais baratas e apresentarem maior durabilidade. Esse tipo de bateria tem sua vida útil estimadaem mais de 700 recargas (contra 400 recargas para as atuais baterias de Li-Ion).

Baterias NiMH

As baterias de níquel-hidreto (baterias NiMH) não possuem chumbo ou cádmio na sua composição, reduzindo os problemas relacionados à contaminação ambiental por metais pesados. Esse tipo de bateria apresenta o efeito memória moderado, pode armazenar mais energia que as baterias NiCd e apresenta acapacidade de rápida recarga. Sua desvantagem é o custo mais elevado.

Baterias Li-Ion

Essa é a última geração das baterias de celular. São de íons de lítio (baterias Li-Ion), apresentam muitas vantagens sobre os outros tipos de bateria. Com o surgimento das Li-Ion a compra de um novo celular não vem mais acompanhada da orientação para que a primeira recarga seja de muitas horas. Elas podemarmazenar muito mais energia, propiciando o tempo de uso maior. Ademais, são mais leves. Diferentemente das baterias de antigamente, as baterias de Lítio não têm efeito de memória, desse modo, não ficam "viciadas". Então, esqueça aquele velho ditado do vendedor: “a primeira carga do seu celular tem que ser de 12 horas”. Devemos tomar outros cuidados, as baterias de níquel, por exemplo, que nãoera aconselhável serem recarregadas quando ainda tinham carga. Já as baterias de Ion de Lítio não é necessário que seja realizado esse procedimento, pois esse tipo de bateria pode e deve ser recarregado a qualquer altura, o ideal é recarrega-la quando esta entre 20 ou 30% da sua carga total. Atualmente a maioria dos portáteis indica a quantidade que há de bateria, mais após varias cargas e descargas,...
tracking img