Dupla ruptura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (983 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUE RELAÇÃO VOCÊ ESTABELECE ENTRE A DUPLA RUPTURA E AVALIAÇÃO

A fim de estabelecer uma relação entre a avaliação e a dupla ruptura é necessário entendermos como o conceito de avaliação foi seformando ao longo da história chegando até mesmo a ser sinônimo de exame.

A prática do exame é uma herança da burocracia chinesa, nos séculos XI e XII, que utilizou esse recurso para selecionar osnovos integrantes da administração imperial. Antes disso, no mundo ocidental, as universidades que surgiam na Europa não tinham ainda a prática de examinar seus alunos, pelo menos não na acepção geral quese tem de exame: instrumento de classificação dos sujeitos que a ele se submetem a partir de critérios estabelecidos por aqueles que aplicam-no.

Os estudantes universitários medievaiscandidatavam-se ao exame sobre um determinado tema quando sentiam-se aptos a serem examinados. O resultado desse processo não tinha como objetivo definir a vida futura do aluno (a passagem de um nível a outro deensino, por exemplo, era definida pelo professor que acompanhava o estudante em todo o seu percurso de formação e não dependia de resultados obtidos em testes ou procedimentos equivalentes). Oobjetivo do exame era orientar o professor quanto aos passos futuros a serem propostos ao aluno.

Hoje na maioria das escolas a avaliação se resume à mecânica do conceito formal e estatístico desimplesmente atribuir notas, obrigatórias à decisão de avanço ou retenção em determinadas disciplinas. A tira de Calvin e Haroldo, personagens criados por Bill Watterson1, é um exemplo de como, com humor, essaquestão pode e precisa ser revista:

[pic]

Observamos que quando a avaliação é feita por esse ângulo basta para o aluno conseguir apenas avançar e não entender e formar seus próprios conceitos. Éformado assim um modelo puro simplesmente classificatório de avaliação, onde os alunos são considerados aprovados ou não aprovados, a aprendizagem é desprezada e inibida a possibilidade de criação...
tracking img