dupla personaliade

1049 palavras 5 páginas
1-TRANSTORNO DISSOCIATIVO DE PERSONALIDADE
O Transtorno de Dupla Personalidade ou Transtorno Dissociativo de Personalidade é considerado uma condição mental onde uma pessoa demonstra traços de duas ou mais personalidades, tendo cada uma, uma maneira diferente de interagir e lidar com o meio onde está inserida. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam este transtorno não tem ligação com a esquizofrenia, psicopatologia, com o qual o transtorno de dupla personalidade é comumente confundido.
É importante destacar que cada personalidade que faz parte deste transtorno é completa, ou seja, possui suas próprias memórias, comportamentos e gostos de maneira complexa e muito bem elaborada. As personalidades são também independentes uma da outra, sendo possível terem comportamentos completamente opostos nas mesmas situações.
Define-se o transtorno dissociativo como um processo mental complexo que promove aos indivíduos um mecanismo que possibilita-os enfrentar situações traumáticas e/ou dolorosas. É caracterizada pela desintegração de sua existência. Pessoas que sofrem de Distúrbios Dissociativos "escapam" da realidade de modo involuntário e pouco saudável, perdendo a memória ou achando que são outra pessoa.
A integração do ego, sendo o ego o centro da personalidade, pode ser definido como a habilidade de um indivíduo em incorporar à sua percepção, de forma bem-sucedida, eventos ou experiência externas, e então lidar com elas consistentemente através de eventos ou situações sociais.
São traumas psíquicos frequentemente adquiridos na infância, e que ficam numa espécie de congelador cerebral devido a um stress de tal ordem insuportável que a criança não o consegue explicitar, após esse choque emocional, e por não conseguir lidar com tal situação, mais tarde na idade adulta, reaparece sob uma forma de dissociação de consciência, ele tende a se proteger do mesmo, criando, a partir do trauma, novas identidades, denominadas álteres-ego, para que, a estas, caibam a

Relacionados

  • Curso de Epistemologia
    46817 palavras | 188 páginas