Ducumentario cortina de fumaça

608 palavras 3 páginas
Documentário: Cortina de fumaça

O documentário “Cortina de Fumaça”, trata-se de um documentário brasileiro que coloca questionamentos acerca do proibicionismo existente no que se refere à questão das drogas, atribuindo atenção especial ao Rio de Janeiro devido ao fato de que a latência dos problemas gerados pelo mercado paralelo do tráfico de drogas nesta cidade é intensa.

“Os burocratas que constroem as políticas das drogas tem usado a proibição como uma cortina de fumaça para evitar encarar os fatores sociais e econômicos que levam as pessoas a usar as drogas. A maior parte do uso ilegal e do uso legal de drogas é recreacional. A pobreza e o desespero estão na raiz da maioria do uso problemático da droga.” (JOHN GRIEVE)

No ponto de vista dos entrevistados dentre eles médicos, policiais, brasileiros, estrangeiros, pesquisadores entre outros apresentados no documentário pude perceber que eles demonstram que há uma “cortina de fumaça” que impede que a sociedade visualize o real problema existente no que se refere à política da guerra às drogas.
O documentário aborda a resistência que a medicina tradicional impõe no que se refere ao uso da maconha industrializada em tratamentos de pessoas com doenças como a AIDS, câncer, em casos de dores crônicas, e como o proibicionismo, em sua mais radical postura, impede que se avance nas pesquisas desta natureza. Tudo isto devido ao fato do dinheiro, pois se o remédio natural fosse plantado dentro de casa em jardins, sendo assim os fármacos perderia seu posto. Além disso, desmistifica toda a lenda criada em torno de que a cannabis destrói neurônios, provoca perda de memória, que deixa o indivíduo usuário agressivo, dentre outras formas de se demonizar a maconha.
“ As drogas são uma tragédia para os viciados, mas criminalizando o uso transforma essa tragédia num desastre para a sociedade, para os usuários e para os não usuários igualmente. Nossa experiência com a proibição das drogas é uma repetição da nossa

Relacionados