Ducati

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução:
- Sumário
- Descrição – importação e comercialização de motocicletas e adjacentes
- Histórico – no mercado de motocicletas Premium desde 1992
- Produtos / Serviços – importação e comercialização de motocicletas, peças e assessórios além de equipamentos para motociclistas / serviços de pós-venda como oficinas e comercialização de peças de reposição
- Mercado de atuação –motocicletas Premium
- Concorrentes – BMW, Honda, Yamaha, Kawasaki, Suzuki
- Faturamento anual - ND



2. Ambiente Estratégico Externo
- Macrotendências (que poderão impulsionar mudanças nas diversas dimensões do ambiente estratégico externo do negócio, bem como possíveis impactos dessas mudanças no negócio).

Brasil: Uma economia em expansão! Lenda ou verdade?

É fato que nosso país vemrecebendo investimentos como há décadas não se via. Parte disso se deve ao desenvolvimento e a estabilidade econômica que vivemos desde a implantação do Real. O outro lado se deve ao abalo econômico que as principais nações desenvolvidas vêm sofrendo desde 2008. Quando estourou a bolha imobiliária nos Estados Unidos, ficou exposta a fragilidade de um sistema financeiro extremamente especulativo,que contava com a conivência e, muitas vezes, a participação de grande s bancos mundiais.

Este cenário fez com que a balança econômica mundial pendesse para os países em desenvolvimento, destacando-se ai Brasil, India e China. Sem enxergar a mesma pujança de outrora em países desenvolvidos e sem grandes perspectivas de crescimento em mercados maduros, empresas estão sendo forçadas a olharpara novas regiões que antes não recebiam delas tanta atenção.

A junção destes dois fatores têm atraído cada vez mais os investimentos para o Brasil e a instalação de subsidiárias onde antes havia apenas representantes.

Por outro lado, nosso país não é, e não tem condições de ser a curto prazo o mercado que todas estas empresas esperam ou almejam. Nossa economia cresce sim e ganhou maiorrelevância com a desaceleração de outras regiões, mas ele não será capaz de compensar as perdas em outros mercados.

Apenas como referencia, o mercado mundial de motocicletas acima de 500 cilindradas é hoje metade do que era em 2008.




3. Análise Setorial: características estruturais básicas do setor de atuação, com base no modelo das 5 forças de Michael Porter:

- Ameaça de novos entrantesA chegada de novas filiais ao Brasil, substituindo muitas vezes representantes/importadores, vêm exigindo de empresários do setor maiores investimentos ao mesmo tempo em que oferecem ao publico consumidor em geral uma variedade de marcas e produtos nunca antes vistos no Brasil. Isso não deixa de ser positivo uma vez que finalmente o consumidor brasileiro começa a receber produtos que antes ounão vinham ou demoravam demais para chegar. O outro lado desta mesma moeda é que os volumes de marcas e produtos que chegaram e ainda estão chegando, são maiores do que a capacidade de crescimento e absorção do mercado gerando desequilíbrio no setor.
- Poder de barganha de fornecedores
Os mercado de motocicletas brasileiro é único por diversas razões, sendo a principal delas o desequilíbrio entrea líder, com quase 80 % de market share e as demais companhias, que lutam todas para dividir míseros 20 %, incluindo ais as gigantes japonesas, empresas Chinesas que estão chegando ao Brasil seja por estrutura próprias, seja através de sociedade com empresários brasileiros, e as marcas Premium, que não atuam no mercado de transporte, mas apenas no de lazer.
Com este cenário, grandesfornecedores aliados ao grande líder do setor, jogam pesados, seja no que diz respeito aos volumes mínimos para suprimento, seja com relação ao preço cobrado por seus produtos ou serviços.
- Poder de barganha de compradores
Com o aumento da oferta, e a guerra entre fabricantes e concessionários, o consumidor se encontra em uma posição privilegiada, podendo escolher calmamente entre as inúmeras opções...
tracking img