Dualismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Dualismo é uma concepção sociológica baseada na presença de dois princípios ou de duas realidades opostas. Essa é uma forma de explicar o subdesenvolvimento através de aspectos socioeconômicos, políticos e culturais. Entretanto, apesar de serem antagônicas devem coexistir simultaneamente, propiciando na maioria das vezes benefícios a uma minoria e malefícios para uma maioria.

Durante o séc.XIX e início do séc. XX ocorreu um processo chamado Imperialismo, política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outra, onde diversos países da África e da Ásia foram colonizados e dominados pelos europeus que até então julgavam-se ser uma sociedade superior a das outras. Essa pretensão européia baseia-se no desenvolvimento capitalista obtido através dasrevoluções industriais e na sua plataforma política bem organizada.
À medida que o capitalismo ascendeu na Europa e ocorreu o desenvolvimento industrial, a busca por matérias primas, mercado consumidor e recursos minerais tornaram-se eminentes, resultando na invasão e domínio de outros países, principalmente na África. Porém, os europeus usaram o pretexto de que iriam invadir esses países com o objetivode civilizá-los, ou seja, essa foi uma maneira de enganar as verdadeiras intenções econômicas que eles tinham e por em prática o etnocentrismo, pois pensavam que a cultura européia era o grande modelo a ser seguido e as outras inferiores a ela, as quais deveriam submeter-se a colonização para poderem atingir o patamar de desenvolvimento europeu. Um bom exemplo desse imperialismo é o caso daInglaterra que era potência mundial na época e percussora da revolução industrial com a África do Sul.
A Inglaterra, assim como as outras futuras potências, saiu em busca de matérias-primas para o abastecimento de suas indústrias. Através do grande poderio naval britânico, não tiveram problemas em colonizar o local que retiravam matérias-primas e ao mesmo tempo serviam de mercado consumidor, ondevendiam os produtos manufaturados britânicos. Entretanto, após a descoberta da existência de diamantes e de ouro no território sul africano houve um grande conflito entre os holandeses, que já exploravam a região, e os ingleses. Essa guerra foi denominada de Guerra dos Boêres, na qual a Inglaterra saiu vencedora.
Uma das piores conseqüências da exploração africana foi que as fronteiras foram demarcadaspelos países imperialistas sem dar a menor importância às diferenças étnicas e religiosas de cada tribo. Isso ocasionou diversos conflitos entre tribos, que existem até os dias atuais. Contudo, não se pode esquecer-se do regime de segregação racial, intitulado Apartheid, em que a grande maioria da população foi cerceada por uma minoria branca; que, mesmo com muitos movimentos de oposição,permaneceu por muitos anos.
Após a descolonização no continente africano, muitos países mesmo depois da desvinculação política não conseguiram desligar-se economicamente da nação pela qual foi dominado. Nesse sentido, poucas nações conseguiram ultrapassar aqueles que as dominaram anteriormente, as que tiveram êxito criaram uma burguesia comercial capaz de obter lucros, conseguiram investimentos eindustrializaram o país, sendo capazes de competir no mercado internacional.
No entanto, a África do Sul não conseguiu ultrapassar a sua “ex-metrópole”. Os argumentos para essa não superação são os fatores de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), PIB (Produto Interno Bruto) e a renda per capita. Com base no ano de 2009, a Inglaterra obteve IDH de 0,940 (muito elevado), PIB de 1,9 trilhões dedólares e renda per capita de 38.000 dólares. Já a África do Sul teve 0,683 de IDH, considerado médio, PIB e renda per capita de 505.124 bilhões de dólares e 10.243 dólares, respectivamente. Isso demonstra que em todos os fatores a Inglaterra ainda é superior à África do Sul. Contudo, a África do Sul é o país mais desenvolvido e bem estruturado de todo continente africano, e em 2010 conseguiu sediar...
tracking img