Dualidade débito e crédito

Páginas: 17 (4069 palavras) Publicado: 8 de abril de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA

DEPARTAMETO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAS

UM ESTUDO SOBRE AS PARTIDAS DOBRADAS EM SUA ERA EVOLUTIVA (1250 – 1494) SOB A PESPECTIVA FILOSÓFICA DA DUALIDADE

DANIEL ALBUQUERQUE DE LIMA BORBOREMA

E-MAIL: shubs0@hotmail.com. Fone: (81) 8778-1245

ORIENTADORAProfa ANA LUCIA FONTES DE SOUZA VASCONCELOS

RECIFE-PE
2010
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 03
2. CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA 05
3. OBJETIVOS 08
3.1 GERAL 08
3.2 ESPECÍFICOS 08
4. JUSTIFICATIVA 08
5. DELIMITAÇÃO DO ESTUDO 05
6. PROCEDER METODOLÓGICO 06
6.1 TIPOS DE PESQUISAS 08
6.2 MÉTODOS DE PESQUISA 10
7.REVISÃO DA LITERATURA 10
7.1 A ERA EVOLUTIVA DA PARTIDA DOBRADA 10
7.2 A DUALIDADE SOB A ÓTICA DA FILOSOFIA 12
7.3 UMA ANÁLISE DA PARTIDA DOBRADA COMO 15
DUALIDADE FILISÓFICA
8. CRONOGRAMA 16
9. REFERÊNCIAS 17

1. INTRODUÇÃO

Quando em, 10 de Novembro 1494 o frei Luca Pacioli foi imortalizado com a edição da sua “Summa de Aritmética,Geometria, Proportione e Proportionalitá” pelo editor Paganino de Pagani em Veneza, estava sendo dado o passo que geraria a difusão da partida dobrada através da imprensa e por conseguinte o estabelecimento da técnica que viria a ser conhecida como ‘Método Veneziano’. Esse fato foi um marco para a contabilidade, pois estabelece o fim da “era de desenvolvimento das partidas dobradas” para entrar nafase da “literatura contábil das partidas dobradas”.

A era evolutiva das partidas dobradas compreende o período que vai da morte de Frederico ‘O grande’ em 1250 até a publicação da Summa de Aritmética, Geometria, Proportione e Proportionalitá em 1494.

Este período é importante porque coincide com a época do renascimento cultural e florescimento do capitalismo nosmercados europeus no qual a partida dobrada foi ferramenta essencial para a construção dessa nova sociedade, onde sua utilização generalizada possibilitou para um maior numero de pessoas maior acumulação de bens e riquezas.

Mas o que é uma partida dobrada? Entende-se por partida dobrada o argumento lógico baseado em uma equação onde cada débito corresponde a um crédito e vice-versa. Emoutras palavras: numa operação comercial bens e direitos estão em equilíbrio ou igualdade com as obrigações.

Por convenção dizemos que os bens e os direitos adquiridos numa transação comercial denominam-se Débitos.

Por outro lado as Obrigações oriundas de qualquer transação comercial denominam-se Créditos.

Esse genial sistema nada mais é do que umarelação de causa e efeito que visa registrar uma transação comercial em no mínimo duas contas distintas a um só tempo.

Mas teria esse genial sistema de causa e efeito algum aspecto filosófico relacionado com a dualidade implícita do débito e o crédito? Ou não, seria apenas uma técnica bastante eficaz de registrar contabilmente as transações comerciais?

São estes e outrosquestionamentos que esta pesquisa visa responder, passando por uma analise histórica da época em que se deu o maior desenvolvimento das partidas dobradas na Itália e por conseqüência sua utilização generalizada nos principais centros comerciais da época até a investigação da partida dobrada como aspecto dual da dinâmica patrimonial.

O trabalho está dividido em uma contextualizaçãoda problemática a nível social seguido por uma problemática da pesquisa; estabelecimento de objetivos gerais e específicos que visa respectivamente dar uma visão global do problema da pesquisa e fazer um detalhamento desse objetivo; uma justificativa da relevância do estudo; delimitação da matéria a ser pesquisada no que se refere ao tempo e espaço; os procedimentos metodológicos utilizados;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • credito e debito
  • Débito e crédito
  • Credito e debito
  • Debito e credito
  • debito e credito
  • Débito e crédito
  • DEBITO E CREDITO
  • Debito e Credito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!