DSTs

Páginas: 6 (1289 palavras) Publicado: 24 de abril de 2014
DSTs: Doenças sexualmente transmissíveis

Doenças sexualmente transmissíveis ou Infecção sexualmente transmissível (conhecidas popularmente por DSTs) são patologias antigamente conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem essencialmente (porém não de forma exclusiva) pelo contato sexual.
AIDS

Agente causador da doença: vírus HIV
Características gerais: Comoesse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado.
Modo de transmissão: Como o vírus está presente no esperma, secreções vaginais, leite materno e no sangue, todas as formas de contato com estas substânciaspodem gerar um contágio. As principais formas são: transfusão de sangue, relações sexuais sem preservativo, compartilhamento de seringas ou objetos cortantes que possuam resíduos de sangue e da mãe para o filho na gestação.
Sintomas: O portador do vírus da AIDS pode ficar até 10 anos sem desenvolver a doença e apresentar seus principais sintomas. Quando o sistema imunológico começa ser atacado pelovírus de forma mais intensa, começam a surgir os primeiros sintomas, que são: febre alta, diarreia constante, crescimento dos gânglios linfáticos, perda de peso e erupções na pele. Quando a resistência começa a cair ainda mais, várias doenças oportunistas começam a aparecer: pneumonia, alguns tipos de câncer, problemas neurológicos, perda de memória, dificuldades de coordenação motora, etc.Tratamento e prevenção: A melhor forma de prevenção pelo contato sexual é a utilização correta de preservativos. Outra maneira é a utilização de agulhas e seringas descartáveis em todos os procedimentos médicos. Instrumentos que entram em contato com o sangue, devem ser esterilizados de forma correta antes do seu uso. O tratamento é feito com o uso de drogas antirretrovirais, e o conjunto dessesremédios é chamado de coquetel.

HPV

Agente causador da doença: Papilomavírus humano
Características gerais: O HPV, nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes, pode provocar a formação de verrugas na pele, e nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais, etc.), anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumoresmalignos, especialmente do câncer do colo do útero e do pênis, e de baixo risco (não relacionadas ao aparecimento de câncer).
Modo de transmissão: A principal forma de transmissão é através da relação sexual. Pode ocorrer também pelo contato direto com feridas, vasos sanitários ou objetos contaminados, como toalhas, roupas íntimas, etc.
Sintomas: Pode ser assintomática ou provocar o aparecimentode verrugas na pele e nas mucosas. Se a alteração nos genitais for discreta, será percebida apenas através de exames específicos. Se forem mais graves, as células infectadas pelo vírus podem perder os controles naturais sobre o processo de multiplicação, invadir os tecidos vizinhos e formar um tumor maligno como o câncer do colo do útero e do pênis.
Tratamento e prevenção: O vírus pode sereliminado espontaneamente, sem que a pessoa sequer saiba que estava infectada. Uma vez feito o diagnóstico, porém, o tratamento pode ser clínico (com medicamentos) ou cirúrgico: cauterização química, eletrocauterização, crioterapia, laser ou cirurgia convencional em casos de câncer instalado. A prevenção é feita através do uso de preservativos e evitando o contato com objetos contaminados.

SífilisAgente causador da doença: Treponema pallidum
Características gerais: A sífilis, também conhecida por lues ou, através do nome de sua lesão inicial, cancro duro, é uma doença infecciosa e sexualmente transmissível. É dividida em: sífilis primária, secundária, latente e terciária. Na fase primária ocorre a lesão inicial, que regride espontaneamente. Na fase secundária ocorrem manifestações em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dsts
  • DSTs
  • Dsts
  • As DSTs
  • Dsts
  • DSTs
  • DSTS
  • DSTs

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!