Dst sifilis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SÍFILIS

Sinônimos: Lues, Peste sexual, Doença Gálica, Sifilose, Doença britânica, Doença venérea.

Doença infecciosa e contagiosa, muito perigosa pelo fato de difundir-se em todo o organismo e por sua sintomatologia, que é menos exuberante. Incomoda pouco o paciente o qual dificilmente vai procurar um médico nas fases iniciais da doença, assim descobrindo a doença em fases tardias quandoconsequências, até irreversíveis, já estão presentes.
A sífilis é causa pela bactéria Treponema Pallidum, essa bactéria pertence à família das esquiroquetas, capaz de penetrar na pele ou mucosas não íntegras caindo na corrente sanguínea ou linfática; geralmente é adquirida por contacto sexual e outros contactos íntimos, também pode ser transmitida da mulher grávida para o feto ainda no útero ouadquirida pela criança que contenha lesões maternas durante o nascimento.
Se não tratada, a doença progride tornando-se crônica e comprometendo várias partes do corpo, tendo uma progressão de acordo com o estágio da doença. A duração do tempo de transmissão do agente etiológico é variável, podendo classificar a sífilis em vários estágios: Sífilis recente (menos de 1 ano de evolução) podendo serprimaria ou secundaria; Sífilis tardia (mais de 1 ano de evolução) podendo ser latente ou terciária; Sífilis gestacional e Sífilis congênita podendo ser precoce (manifestação até ao segundo ano), ou tardia (manifestação após o segundo ano).

Sífilis primária: aparece 1 a 3 semanas após o contágio.

Sífilis secundária: aparece 6 semanas a 6 meses após o contágio e dura de 3 a 12 semanas.Sífilis latente: ausência de sinais e sintomas, mas a sorologia é positiva. Somente a sífilis latente pode apresentar recidiva das lesões secundárias e, portanto ser infectante.

Sífilis terciária: apresenta manifestações tardias e raras decorrentes de complexos imunológicos.

Sífilis congênita: aborto espontâneo e malformações; é quase completamente evitável ou curável antes do nascimento, desdeque a mãe seja tratada.

SINTOMAS

Muitas pessoas infectadas com sífilis não apresentam sintomas por anos, mas ainda assim estão sob o risco de complicações posteriores se não forem tratadas. Embora pareça que a transmissão ocorra através de pessoas com feridas que estão no estágio primário ou secundário, muitas vezes essas feridas não são reconhecidas. Desta forma, muitas vezes a transmissãose dá através de pessoas que não sabem que estão infectadas.

Sífilis congênita
A bactéria da sífilis pode infectar o bebê durante a gravidez, quando isso acontece recebe o nome de sífilis congênita. Dependendo da quantidade de tempo que a mulher grávida esteve infectada, ela pode apresentar alto risco de ter um natimorto ou que o bebê morra logo depois do parto. Um bebê com sífilis congênitapode nascer sem os sintomas da doença. Porém, se não for tratado imediatamente, o bebê pode desenvolver sérios problemas em algumas semanas. Bebês sem tratamento podem ter seu desenvolvimento retardado ou morrer.

Estágio primário
O estágio primário da sífilis é geralmente marcado pelo aparecimento de uma única ferida (chamada de cancro), mas também pode haver feridas múltiplas. O período detempo entre a contração da infecção e os primeiros sintomas pode variar de 10 a 90 dias (a média é 21 dias). O cancro é geralmente firme, redondo, pequeno e sem dor. Ele aparece no local onde a sífilis entrou no corpo. O cancro dura de 3 a 6 semanas e sara sem tratamento. Porém, se tratamento correto não for administrado, a infecção progride para o estágio secundário.

Estágio secundário
O estágiosecundário é caracterizado por erupções na pele e lesões na membrana mucosa. Esse estágio tipicamente começa com erupções em uma ou mais áreas do corpo. As erupções geralmente não causam coceira e podem aparecer enquanto o cancro está sarando ou várias semanas depois. Algumas vezes as erupções do estágio secundário são tão leves que não são notadas. Além das erupções, os sintomas do estágio...
tracking img