Dst-explicadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sifilis

É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Manifesta-se em três estágios: primária, secundária e terciária. Os dois primeiros estágios apresentam as características mais marcantes da infecção, quando se observam os principais sintomas e quando essa DST é mais transmissível. Depois, ela desaparece durante um longo período: a pessoa não sente nada e apresenta umaaparente cura das lesões iniciais, mesmo em casos de indivíduos não tratados. A doença pode ficar, então, estacionada por meses ou anos.

Sinais e Sintomas
A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguasnão doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Após um certo tempo, a ferida desaparece sem deixar cicatriz, dando à pessoa a falsa impressão de estar curada.

Transmissão da sífilis
A sífilis pode ser passada de uma pessoa para outra por meio de relações sexuais desprotegidas (sem preservativos), através de transfusão de sangue contaminado, e durante a gestação e o parto (de mãeinfectada para o bebê).

Prevenção
Uso regular de preservativos, diagnóstico precoce em mulheres em idade reprodutiva e parceiros, e realização do teste diagnóstico por mulheres com intenção de engravidar.

Meningite

é uma inflamação das meninges e do L.C.R. interposto. O processo inflamatório estende-se por todo o espaço sub-aracnoide em torno do encéfalo e da medula espinal e costuma envolveros ventrículos>>

Tipos de Meningite

–Meningite Bacteriana ou piogénica meningococos ( bactérias formadoras de pûs ) bacilos influenza pneumococos

--Meningite Tuberculosa - bacilos da tuberculose

–Meningite Asséptica ou Viral – agentes virais



Meningite Bacteriana

É uma inflamação das membranas que cobrem o cérebro e a espinal medula, causada por microorganismos piogenicos ecaracterizada por L.C.R. turvo, com proteinorraquia aumentada, glicorraquia diminuída e hipercitose á custa de leucócitos polimorfonucleares alterados.

Etiologia

Pode ser causada por bactérias patogénicas e não patogénicas. Todos os Mo podem causar meningite, desde que consigam atravessar a barreira hematoencefalica. Agentes mais frequentes:

- Neisséria meningitides (meningococos)

-Haemophilus influenza tipo 3

- Streptococus pneumoniae (pneumococo)

Fisiopatologia

A via de infecção mais comum é por disseminação vascular apartir de um foco de infecção localizado noutra região.

Manifestaçoes Clinicas

As manifestações clinicas, dependem em grande medida :

- da idade do doente;
- da duração da doença;
- da resposta á infecção;
- do tipo de Mo implicado


Namaioria dos casos, há um período de 3 dias de doença antes do aparecimento incontestável de meningite.

Sinais meningeos :

- rigidez da nuca

- Brudzinski

- Kernig

Crianças com mais de 2 anos :

- mal estar geral;
- febre (38-40ºc );
- calafrios;
- cefaleia intensa;
- vómitos;
- dores generalizadas;
- convulsão ( ocasionalmente ) irritação;
- sinais meningeos presentes;
-exantemas petéquiais ou púrpuricos



Vacinas

O médico dispõe de vacinas contra a meningite bacteriana para crianças de até 4 anos e em alguns casos também para adultos (viagem para uma região crítica oucaso de meningite em certos ambientes).

Tratamento preventivo (sem vacinação).
É possível que o médico prescreva um antibiótico a pessoas que tiveram contato com a vítima da doença (queestiveram no mesmo local). Toda escolha terapêutica é determinada pelo médico.


Tratamentos - medicamentos contra a meningite (uma vez diagnosticada)

A meningite é uma doença infecciosa complexa e às vezes difícil de tratar. Em caso de sintomas de meningite, a pessoa deve procurar o serviço de emergência o mais rápido possível, pois cada minuto é importante para tratar a doença e prevenir a...
tracking img