Dst - doenças sexualmente transmitiveis

Páginas: 10 (2270 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2011
SÍFILIS
Conceito:
Doença infecto-contagiosa sistêmica (acomete todo o organismo), que evolui de forma crônica (lenta) e que tem períodos de latência. Pode comprometer múltiplos órgãos (pele, olhos, ossos, sistema cardiovascular, sistema nervoso). De acordo com algumas características de sua evolução a sífilis divide-se em Primária, Secundária, Latente e Terciária. Quando é transmitida de mãepara o feto é chamada de Sífilis Congênita. O importante a ser considerado aqui é a lesão primária também chamado de cancro de inoculação (cancro duro), que é a porta de entrada do agente no organismo do paciente. Trata-se de uma lesão ulcerada (cancro) não dolorosa (ou pouco dolorosa), em geral única, com a base endurecida, lisa, brilhante, com presença de secreção serosa (líquida transparente)escassa e que pode ocorrer nos grandes lábios, vagina, clitóris, períneo e colo do útero na mulher e no prepúcio no homem, mas que pode ser também encontrada nos dedos, lábios, mamilos e conjuntivas.
Sinônimos: Cancro Duro, Cancro Sifilítico, Lues.
Agente: Treponema Pallidum
Complicações/Conseqüências: Aborto espontâneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endomerite pós-parto. Infecção peri eneonatal. Sífilis Congênita. Neurossífilis. Sífilis Cardiovascular
Transmissão: Relação sexual, transfusão de sangue contaminado, transplacentária (a partir do quarto mês de gestação)
Período de Incubação: 1 semana à 3 meses
Tratamento: Medicamentoso. Com cura, se tratado adequadamente.
Prevenção: Camisinha protege contaminação genital

CANCRO MOLE
Conceito:
Ulceração (ferida) dolorosa,com a base mole, hiperemiada (avermelhada), com fundo purulento e de forma irregular que compromete principalmente a genitália externa, mas podem comprometer também o ânus e mais raramente os lábios, a boca, língua e garganta. Estas feridas são muito contagiosas, auto-inoculáveis e, portanto, geralmente múltiplas. Em alguns pacientes, geralmente do sexo masculino, pode ocorrer enfartamentoganglionar na região inguino-crural (inchaço na verilha). Não é rara a associação do cancro mole e do cancro duro (sífilis primária).
Sinônimos: Cancróide, cancro venéreo simples, "cavalo"
Agente: Haemophilus ducreyi
Complicações/Conseqüências: Não tem.
Transmissão: Relação sexual.
Período de incubação: 2 à 5 dias
Tratamento: Antibiótico.
Prevenção: Camisinha. Higienização genital antes e após dorelacionamento sexual

CANDIDÍASE
Conceito:
A candidíase, especialmente a candidíase vaginal, é uma das causa mais freqüentes de infecção genital. Caracteriza-se por prurido (coceira), ardor, dispareunia (dor ao coito) e pela eliminação de um corrimento vaginal em grumos, semelhante à nata do leite. Com freqüência, a vulva e a vagina encontram-se edemaciadas (inchadas) e hiperemiadas(avermelhadas). As lesões podem estender-se pelo períneo, região perianal e inguinal. No homem apresenta-se com hiperemia da glande e prepúcio e eventualmente por um leve edema e pela presença de pequenas lesões puntiformes, avermelhadas e pruriginosas. Não é uma doença de transmissão exclusivamente sexual. Existem fatores que predispõe ao aparecimento da infecção: diabetes, melitus, gravidez, uso decontraceptivos orais, uso de antibióticos e medicamentos imunos depressivos, obesidade, uso de roupa justa, etc.
Sinônimos: Monilíase:
Agente: Candida albicans e outros.
Complicações/Conseqüências: Nenhuma digna de nota
Transmissão: Pode ser transmitida através da relação sexual
Período de incubação: Muito variável
Tratamento: Medicamentos locais e sistêmicos
Prevenção: Higienização adequada.Evitar vestimentas muito justas. Tratar doença predisponente. Camisinha

HERPES SIMPLES GENITAL
Conceito:
Infecção recorrente (vem, melhora e volta) causadas por um grupo de vírus que determinam lesões genitais vesiculares (em forma de pequenas bolhas) agrupadas que, em 4-5 dias, sofrem erosão (ferida) seguida de cicatrização espontânea do tecido afetado. As lesões com freqüência são muito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças sexualmente transmitiveis
  • Doenças sexualmente transmitiveis
  • doenças sexualmente transmitiveis
  • Doenças sexualmente transmitiveis
  • doenças sexualmentes transmitiveis
  • (Dst) doenças sexualmente trasmitivel
  • DST
  • DST Doença Sexualmente Transmissiveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!