dsfsdfsd

756 palavras 4 páginas
FABIO HENRIQUE VALE – RA: 1138079
Educação Física Bacharelado

FATORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA O DESTAQUE
ALCANÇADO PELO FUTEBOL AO LONGO DOS
TEMPOS, E ATUAL REALIDADE ATUAL DO FUTEBOL.

Prof. Mateus Campana

Centro Universitário Clarentiano

Rio Claro
2014

Surgido na Inglaterra, no século XIX, o futebol ganhou notória repercussão por todo o mundo. Os ingleses mantiveram por muito tempo o monopólio da prática desse esporte, no qual não se permitia a prática pelos povos colonizados, sendo praticado somente por classe elitista. Logo esse esporte começou a ser praticado por operários ingleses, sendo evidente a relação do futebol com indústria.
Apesar de o futebol ser um esporte praticado em todo mundo, foi mudado durante o tempo. Inicialmente esse esporte visava apenas disciplinar determinados grupos ingleses, agora a questão de marketing e economia se faz presente nos interesses dos donos de determinadas indústrias.
No âmbito econômico, o futebol envolve muitos recursos financeiros, movimenta uma grande indústria na produção de equipamentos, uniformes, equipamentos protetores e calçados, entre outros.
Constitui meio de vida para milhares de pessoas em todo o mundo, pois é uma atividade de grande geração de empregos, envolvendo médicos, técnicos, dirigentes, fisiologistas, nutricionistas. Além disso, o futebol apresenta retorno econômico, deixando de ser considerada despesa e passando a ser considerado investimento. No mundo, diversas empresas do mercado financeiro estão comprando propriedades de times profissionais.
Hoje no Brasil e no mundo, os clubes de futebol obtêm altos lucros e visibilidade por parte de empresas privadas e pelas mídias. Jogadores ganham muito dinheiro e alcançam fama, servindo de influência para novos adeptos que visam conseguir status individuais. Investimentos nos estádios e clubes são altíssimos, a exposição das marcas através da televisão gera grandes investimentos e lucros nos clubes, apesar disso,

Relacionados

  • dsfsdfsd
    1182 palavras | 5 páginas
  • dsfsdfsd
    4584 palavras | 19 páginas
  • fdsfsdf dsfsdfsd
    1238 palavras | 5 páginas