Dsdsa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História

Denominada "a terra do sol eterno" a ocupação da região onde fica o município de Aimorés teve início em 1856, quando os primeiros posseiros, os irmãos João e Luís de Aguiar e um cunhadode nome Inácio Mançores, vindos da Paraíba do Sul (RJ), chegaram a propriedade do Tenente Francisco Ferreira da Silva, no município de Manhuaçu.
Ganharam as cabeceiras do rio Pocrane, no município deIpanema, seguiram margeando-o até o rio Manhuaçu e por este desceram até a confluência com o rio Doce. Como o lugar oferecia vantagens econômicas, com seu solo fértil, caça abundante e rios piscosos,estabeleceram-se como produtores rurais e mineradores em busca de ouro e pedras preciosas.
Somente por volta de 1870 vieram para o município os desbravadores com o verdadeiro propósito de implantar oprogresso por meio da agricultura e da pecuária. Entre esses destaca-se Paulo Martins dos Santos.
Denominaram a nova terra de Natividade. Incentivaram a agricultura, a pecuária e foram aos poucospovoando o local que até então era dominado pela tribo dos tapuias ou aimures. Outras pessoas foram atraídas pela notícia da fertilidade e riqueza da zona e para lá se dirigiram, crescendo assim alocalidade.
Em 1915 passou a chamar-se Aimorés, em homenagem aos primitivos habitantes da terra, os índios botocudos do grupo "aimure/guimaré" (aimoré) e à categoria de município e cidade em 18 desetembro de 1925, sendo importante considerar que hoje esta tribo está totalmente extinta, mas, acabaram por ser miscigenar com outras raças, em especial a branca, o que ajuda a explicar que atualmentenota-se traços indígenas em boa parte da população aimoreense.
O município foi o mais importante de todo o leste mineiro, atraindo migrantes de várias regiões. Contou com um grande número de serrarias ecerâmicas e um importante porto às margens do rio Doce. Na década de 1960 a cidade tinha perto de 50 mil habitantes e já declinava sua população. Pela sua proximidade com Vitória, cerca de 160 km,...
tracking img