Dry wall

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMAS DRY WALL
Composição, métodos e aplicações.











SISTEMAS DRY WALL
Composição, métodos e aplicações.













Relatório apresentado como requisito de avaliação ao Curso Técnico em Edificações, Disciplina Materiais de construção, ministrada pelo Professor ___________.



RESUMO


O Drywall, expressão originada dalíngua inglesa que significa “muro seco” ou “parede seca”, é uma técnica de revestimento que substitui paredes e forros construídos em alvenaria.
É constituído por placas de gesso acartonado produzidas industrialmente a partir de gipsita natural e cartão duplex, parafusadas em uma ou mais camadas sobre uma estrutura metálica leve. A estrutura é composta por perfis leves de aço zincado,conformados a frio em perfiladeiras de rolete garantindo a precisão das dimensões. Os parafusos são auto perfurantes e auto atarrachantes, zincados ou fosfatizados aplicados com parafusadeira. Podem ser montados em conjunto com estruturas de concreto, metálicas ou de madeira. Os movimentos normais das estruturas são absorvidos pelos sistemas de perfis e untas, não apresentando fissuras no conjunto.O resultado é uma estrutura resistente, porém leve, lisa, de fácil manuseio e instalação.





Palavras-chave: Dry Wall. Composição. Montagem. Vantagens.
SUMÁRIO


1. Introdução 3

2. DESENVOLVIMENTO 5

3. CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9






1. Introdução



O Drywall, expressão originada da língua inglesa que significa “muro seco” ou “parede seca”, éa técnica de revestimento que substitui paredes construídas em alvenaria.
Popular na Europa, este processo consiste em placas pré-moldadas, chapas compostas de camadas de enredados de aço galvanizado e de gesso.
No Brasil, a técnica começou a ser mais conhecida a partir da década de 1990, primeiramente devido à importação do produto e, posteriormente, com a instalação de fábricasmultinacionais no país.
São chapas fabricadas industrialmente mediante um processo de laminação contínua de uma mistura de gesso, água e aditivos entre duas lâminas de cartão, em que uma é virada sobre as bordas longitudinais e colada sobre a outra. As chapas de gesso devem ser produzidas de acordo com as seguintes Normas ABNT: NBR 14715:2001, NBR 14716:2001 e NBR 14717:2001.
Aestrutura é resistente, entretanto leve, lisa, de fácil manuseio e instalação. Para efeitos de comparação, uma parede construída com alvenaria convencional pesa, em média, 150 kg, já o drywall, pesaria cerca de 30 kg.
Os painéis não são apenas placas, como as divisórias comuns; a estrutura proporciona a instalação entre vigas e permite a passagem, em seu interior, dos sistemas hidráulicos eelétricos, como são feitos em paredes e tetos de alvenaria convencionais.
Além dessa aplicação, a técnica dada como solução em reformas, substituindo, os tijolos, concreto e demais materiais necessários.
Esta tecnologia é desenvolvida por empresas estrangeiras, inclusive no país. Mas, para que seja utilizada no Brasil, independente da origem de fabricação, o drywall precisa estarregularizado de acordo com algumas normas específicas para o segmento, estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Existem entidades como a Associação Brasileira de Fabricantes de Chapas para Drywall e a Associação Drywall, que estão disponíveis para sanar dúvidas de profissionais e consumidores.
O uso de revestimentos de drywall tem sido cada vez mais difundido noBrasil. Nesse sistema, as placas de gesso acartonado são fixadas sobre paredes de alvenaria e têm a função de dar o acabamento final ao ambiente, além de promover o isolamento acústico.
A instalação pode ser feita de duas formas. Na primeira, as placas são coladas diretamente sobre a parede de alvenaria com uma massa especial para esse tipo de aplicação. Também podem ser instaladas sobre...
tracking img