Drx, experimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS
CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA I
PROFESSOR: RAMON ALVES TORQUATO
ALUNO: IGORALVES DE SOUTO LEITE

DIFRAÇÃO DE RAIOS X

João Pessoa – PB

31/03/2013
INTRODUÇÃO

A difração de raios x é uma técnica de alta tecnologia, não destrutiva, capaz de gerar informações valiosassobre características da estrutura de um composto. A DRX se transformou em um método indispensável para a investigação, caracterização e controle de qualidade dos materiais.

OBJETIVOS

Explicarcomo funciona a difração de raios x através da Lei de Bragg e comentar o funcionamento de um aparelho de DRX.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Quando um feixe de raio x entra em contato sobre um materialsólido, uma parte desse feixe será dispersada em todas as direções pelos elétrons que estão associados a cada átomo ou íon que se encontra na trajetória desse feixe.
Para se analisar a difração, bastacolocar um dispositivo capaz de captar os raios difratados e traçar o espalhamento, ou seja, o desenho da forma da rede cristalina ou estrutura que refletiu e difratou os raios x.
A equação queserve como base para se obter os resultados almejados é expressa pela Lei de Bragg, ou seja, nλ = 2dsenθ, onde “n” é um nome inteiro correspondente a ordem de difração, “λ” o comprimento de onda daradiação, “d” a distância interplanar (Índice de Miller, hkl), e θ o ângulo de incidência dos raios x.

Figura 1: Difração de raios-x e Lei de Bragg.

EQUIPAMENTO DE DIFRAÇÃO DE RAIOS X

O equipamentode difração de raios x estudado foi do modelo Bruker AXS Siemens D5000. Uma máquina de grande porte, cuja finalidade é analisar a estrutura atômica de um material ou amostra, com auxílio de umcomputador que demonstra e determina as fases, através de picos.
O aparelho utiliza ângulos, que normalmente variam de 5 a 90 graus, nos quais ocorre a difração em amostras pulverizadas, colocadas em...
tracking img