Drucker

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Artigos sobre Platão
Platão
História de Platão · Obra
Platonismo · Epistemologia
Idealismo / Realismo
Teoria das formas
Forma do Bem
Argumento do terceiro homem
Dilema de Eutífron
Cinco regimes
Reis filósofos
Alegorias e metáforas
Anel de Gyges · A caverna
A linha dividida · Metáfora do sol
Ship of state · Mito de Er
Parábola da bigaArtigos relacionados
Academia de Platão
Problemática de Sócrates
Comentários sobre Platão
Médio platonismo
Neoplatonismo
Neoplatonismo e Cristianismo
A teoria das ideias ou teoria das formas é um corpo de conceitos filosóficos criado por Platão, na Grécia Antiga. Esta teoria assevera que a realidade mais fundamental é composta de ideias ou formas abstratas, mas substanciais. Para ele estasideias ou formas são os únicos objetos passíveis de oferecer verdadeiro conhecimento. A teoria foi desenvolvida em vários de seus diálogos como uma tentativa de resolver o problema dos universais.

As ideias ou formas residiriam no mundo inteligível, fora do tempo e do espaço, e não no mundo sensível ou material. Sua natureza era perene e imutável. Os objetos do mundo comum organizam suasestruturas conformes a estas ideias ou formas primordiais, mas não são capazes de revelá-las em sua plenitude, sendo apenas imitações imperfeitas. Também princípios abstratos eram considerados ideias ou formas segundo esta teoria, tais como igualdade, diferença, movimento e repouso. A formulação da teoria era intuitiva, e suas limitações foram analisadas pelo próprio Platão no diálogo Parmenides.

TEORIADAS IDEIAS

O sistema filosófico de Platão tem como pilar a teoria das ideias. O essencial desta teoria, nomedamente no que diz respeito à realidade e ao conhecimento, está expresso na célebre Alegoria da Caverna que ocupa a primeira parte do Livro VII de A República.

No que concerne à realidade, Platão distingue dois tipos de mundo: o inteligível e o sensível. O primeiro é o mundoverdadeiro, real, imutável e eterno e é povoado pelas ideias ( a ideia para Platão não é como para nós uma coisa mental, mas é algo de objectivo, é a realidade) simbolizado na Alegoria pelo exterior da caverna. Neste mundo, as ideias estão hierarquizadas segundo a sua importância ontológica. Assim, no cume está a ideia de Bem, que é simbolizada na Alegoria pelo Sol.

O mundo sensível é uma cópia dointeligível, é o mundo do mutável e é simbolizado na Alegoria pela caverna. Para Platão as ideias são a causa de todas as coisas sensíveis. Ou seja, todas as coisas da natureza, as plantas, os animais, os homens, etc, só existem porque participam das ideias ( há coisas belas porque participam da ideia de Beleza).

A ideia é fundamento de ser e também princípio de todo o saber verdadeiro. EmPlatão a ideia assume assim uma função ontológica e epistemológica.

Quanto ao conhecimento, Platão admite duas formas: o sensível (doxa) e o inteligível (episteme).

O conhecimento sensível ocupa-se dos objectos sensivéis que são para Platão imagens das ideias; o conhecimento inteligível volta-se para os modelos dos objectos sensivéis, ou seja, as ideias.

Dentro do conhecimento sensível Platãoconsidera dois níveis: o inferior e o superior. No nível inferior encontram-se os fenómenos, as imagens reflectidas. Sobre este conhecimento só é possível fazer conjecturas. O nível superior é composto pelos objectos fabricados pelo homem, os seres vivos e plantas. Este segundo grau do sesível não é susceptível de saber definitivo, mas faz parte do domínio da crença.

Este conhecimentosensível representa o falso saber, simbolizado pelo conhecimeto que os prisioneiros da caverna possuem.

É com o conhecimento inteligível que entramos no domínio do saber. Neste tipo de conhecimento Platão considera também dois níveis: o inferior e o superior. O grau inferior do conhecimento inteligível (dianoia) corresponde ao conhecimento discursivo, cujos objectos são as hipóteses e formas...
tracking img