Drosophila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE GENÉTICA

1. Introdução

A Drosophila melanogaster, conhecida popularmente como mosca da fruta ou ainda mosca do vinagre, é um excelente modelo biológico que permite a obtenção de dados importantes sobre a estrutura e funcionamento dos genes, evolução e desenvolvimento embrionário.
A D. melanogaster é umartrópode que apresenta o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen. Na cabeça é possível visualizar as antenas, os olhos e as peças bucais, no tórax três segmentos e três pares de patas, já no abdômen uma nítida segmentação.
A Drosophila apresenta dimorfismo sexual onde as fêmeas apresentam uma alternância típica de listras claras e escuras no abdômen e possuem ovopositor e os machos são menores epossuem o abdômen escuro, parte ventral com pênis e arco genital, tergitos fusionados e pente sexual na base do metatarso do par de patas anterior.
Atualmente é classificada na família Drosophilidae. O seu ciclo de vida com metamorfose completa e estagio larval verdadeiro apresenta quatro fases: ovo, larva, pupa e a fase adulta. Seu ciclo de vida é dependente das condições do ambiente em quevivem. O tempo médio de vida das é fêmeas é de vinte e seis dias e nos machos trinta e três e os mutantes podem apresentar um tempo de vida mais curto.
A forma de D. melanogaster mais comum é a Selvagem, que apresenta olhos vermelhos, corpo cinza e asas longas, mas outras variedades podem ser encontradas, como as apresentadas em laboratório: yellow e ebony, como mutação de corpo; white, scarlet,sépia e brown, como mutação de olho e vestigial e curly como mutação de asa.
São diversas as vantagens que a Drosophila apresenta para a análise genética. Em 1910 o embriologista Thomas Morgan iniciou trabalhos e estudos aprofundados com D. melanogaster por ser um excelente material biológico para experimentos com genética devido as suas reduzidas dimensões, por serem baratas e de fácil manutenção emlaboratório, possuem um ciclo de vida relativamente curto e de alta produtividade, fácil distinção dos sexos, possuem apenas quatro pares de cromossomos dos quais três são autossomas e um corresponde ao par de cromossomos sexuais e seu genoma foi completamente sequenciado.
Para o presente trabalho foi observado os cruzamentos feitos a partir das mutações ebony e sépia, confrontando os resultadoscom o pensamento mendeliano.

2. Materiais e Métodos
Inicialmente foi disponibilizado à equipe frascos de vidro transparente vedados com esponja permitindo a passagem de ar, contendo linhagens de moscas do gênero Drosophila, para observação e posterior análise de suas características, enfatizando as diferenças existentes entre os machos e fêmeas. Em seguida analisaram-se as característicasfenotípicas da linhagem selvagem de Drosophila Melanogaster e as mutações apresentadas (curly, ebony, whith, sépia, vestigial, Scarlet, yellow e Brown), anotando a simbologia correta de cada uma destas.
Para comprovação da genética Mendeliana foi entregue à equipe uma mutante sépia (fêmea) e cinco mutantes ebony (machos) para que fosse realizada uma segunda observação mais minuciosa e ocruzamento. Após a observação a equipe preparou o frasco onde foram passadas as fêmeas ainda virgens, que devem ser coletadas em um intervalo de no máximo 4 horas, porque é possível ter certeza que o cruzamento será o esperado, pois as fêmeas que já copularam ainda podem ter espermatozóides no aparelho reprodutor e podem copular com a nova geração; utilizando um meio de cultura já encontrado pronto, decomposição: banana triturada, aveia, centeio e mel, em que foi retirada e desprezada a camada superficial para que facilitasse a nutrição das moscas; foram adicionadas duas pequenas porções de fermento e um papel de Nipagin (antifúngico) umedecido com três gotas de água para que as lavas saiam do meio e subam no papel. A transferência de recipientes foi realizada pela professora, já que a equipe...
tracking img