Drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Drogas

INTRODUÇÃO:
Drogas são substâncias que produzem mudanças nas sensações, no grau de consciência e no estado emocional das pessoas. As alterações causadas por essas substâncias variam de acordo com as características da pessoa que as usa, da droga escolhida, da quantidade, freqüência, expectativas e circunstâncias em que é consumida.
Essa definição inclui os produtos ilegais, quechamamos de drogas (cocaína, maconha, ecstasy, heroína), mas também produtos como bebidas alcoólicas, cigarros e vários remédios.
No Brasil a droga tem se tornado um enorme problema, destruindo famílias e acabando com a vida do próprio usuário. Grande maioria da população agrega o uso da droga ao crime, não podemos concluir que todos os usuários de drogas são criminosos, pois fontes mostram que umagrande parcela da população de classe média ou alta também faz uso dessas toxinas.
Conheceremos a seguir algumas dessas drogas:

MACONHA:
Maconha é o nome popular de um planta chamada Cannabis Sativa que tem sido usada há séculos por diferentes culturas e em diferentes momentos da História com fins médicos e industriais. Desde os anos 60, a maconha ficou mais conhecida pelo seu uso recreativo,com o propósito de alterar consciência.

Os efeitos da maconha:
Algumas pessoas, ao usarem maconha, sentem-se relaxadas, falam bastante, riem à toa. Outras sentem-se ansiosas, amedrontadas e confusas. A mesma pessoa pode, de um uso para outro, experimentar efeitos diferentes.
Em doses pequenas, a maconha distorce os sentidos e a percepção. As pessoas podem relatar que as músicas ficam maisbonitas, as cores mais vivas, o cheiro, o gosto e o tato mais aguçados. A percepção de tempo e distância também fica alterada e a consciência corporal aumentada. Todas essas sensações podem ser prazerosas para algumas pessoas e desagradáveis para outras.
Em altas doses, a possibilidade de experimentar sensações desagradáveis aumenta, podendo gerar confusão mental, paranóia (sensação de estar sendoperseguido), pânico e agitação. Podem também ocorrer alucinações.

Quais são os riscos de se usar maconha?
O uso de maconha pode ser bastante arriscado, caso a pessoa, sob seu efeito, resolva dirigir, caminhar numa rua escura e movimentada, relacionar-se sexualmente com um desconhecido, nadar ou operar uma máquina que exija boa coordenação motora e reflexos rápidos. Para correr tais riscos não épreciso ser usuário habitual de maconha, basta estar sob o efeito da droga na circunstância inadequada.

Maconha causa dependência?
Pessoas que usam maconha por muitos anos, para lidar com o stress, têm dificuldade de parar de usá-la. Em casos como esse, o usuário pode desenvolver dependência, isto é, a maconha torna-se tão importante na sua vida que ele passa a organizá-la de maneira afacilitar seu uso, sentindo ansiedade quando não a tem disponível.

COCAÍNA:
A cocaína é uma substância extraída das folhas da coca. Durante o século XIX e o início do século XX foi vendida nas farmácias como anestésico local e como tônico para dar mais energia. No século XX tornou-se uma substância ilegal, em grande parte devido aos efeitos danosos e, freqüentemente, fatais causados a seus usuários.A cocaína, em pó, é usualmente inalada ou injetada.

Os efeitos da cocaína:
A ação da cocaína no cérebro provoca, em muitos de seus usuários a sensação de alerta e faz com que se sintam cheios de energia, sociáveis, confiantes e controlados. Essas sensações podem ser tão poderosas e prazerosas que muitos usuários querem repetir o uso tão logo o efeito passe. Para outros, a cocaína não provocaesse prazer. As sensações mais relatadas, nesse caso, são necessidade de isolamento, ansiedade ou mesmo pânico.
Maiores doses de cocaína aumentam esses efeitos, sejam os descritos como bons ou ruins. É comum que aqueles que usam cocaína freqüentemente e por um período prolongado, experimentem uma síndrome paranóica (sensação de perseguição) exacerbada, vendo inimigos em todos os lugares. Não...
tracking img