Drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 118 (29308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Parte 2 - História da riqueza do homem. Cap. VIII ao XIV, p. 93 a 182

A história da riqueza do homem

Cap. VIII ao XIV.
Páginas 93 a 182


C A P Í T U L O V I I I

“Homem Rico...”

QUANDO o presidente dos Estados Unidos, às três e dez da tarde de 31 de janeiro de 1934, assinou uma proclamação decretando que o número de grãos de ouro num dólar fosse reduzido de 25,8 para 15 5/21,estava seguindo um velho costume espanhol. Era também um velho costume inglês, francês e alemão. A desvalorização da moeda é um recurso que tem séculos de idade. Os reis da Idade Média que desejavam ter o dom de Midas, de transformar tudo em ouro, recorriam à desvalorização da moeda como substitutivo adequado para conseguir dinheiro.

Quando o Presidente Roosevelt reduziu a percentagem de ouro dodólar, seu objetivo primordial foi o de elevar os preços. O fato de que essa redução tivesse dado ao Tesouro dos Estados Unidos um lucro de cerca de 2 bilhões e 150 milhões de dólares foi apenas incidental. Para os reis da Idade Média, porém, o objetivo principal era o lucro. Não queriam elevar os preços, mas estes se elevavam assim mesmo, devido à desvalorização.

O que significa adesvalorização da moeda, e como provoca lucro imediato para o soberano e aumento dos níveis de preço?

A desvalorização significa simplesmente menor quantidade de ouro ou prata nas moedas. Quando o rei determinava que a prata antes empregada em uma moeda fosse dividida por duas, com o acréscimo de um metal de base ou sem valor, tinha duas moedas ao invés de uma. Nominalmente, o valor era o mesmo. A moedacontinuava a ser chamada coroa, libra, mas na prática seu valor era de apenas a metade do valor anterior. Ora, se doze ovos são trocados habitualmente por um pedaço de pão, não devemos esperar continuar a receber um pedaço do mesmo tamanho, se oferecermos apenas seis ovos — mesmo que chamemos a essa meia dúzia de dúzia inteira. Da Mesma forma, não seria possível continuar recebendo pelo dinheirodesvalorizado o mesmo que se recebia antes pelo dinheiro antigo mais forte. A prata nele contida era menor, portanto o pedaço de pão dado em troca teria de ser menor também. O valor das moedas em circulação dependia do valor de seu conteúdo metálico, e assim, quanto menos ouro ou prata houvesse numa moeda, tanto menor o seu valor, apesar de continuar a ter o mesmo nome. Dizer que a moeda valia menos édizer simplesmente que ela compra menos coisa. Em outras palavras, os preços sobem.

Tudo que os reis viam, porém, era o lucro imediato que lhes advinha da desvalorização da moeda. A vErdade, porém, é que quando o dinheiro se modifica de valor o comércio é afetado; quando os preços se elevam, os pobres e os que têm renda fixa são prejudicados — isso podia ter pouca importância para o rei, masera fundamental para alguns de seus súbitos. A maioria das pessoas, freqüentemente até mesmo o rei, não via essa ligação entre a desvalorização da moeda e a elevação das preços. Mas houve quem visse. Depois de 17 modificações no valor das moedas de prata, na França, no período de também 17 meses — de outubro de 1358 a março de 1360 — escrevia um parisiense: “Em conseqüência da taxa excessiva dasmoedas de ouro e prata, mercadorias, alimentos e outros artigos de que todos necessitam para consumo tornaram-se tão caros que as pessoas comuns não têm como viver.”97

Nicholas Oresme, bispo de Lisieux em 1377, escreveu um livro famoso sobre o dinheiro, mostrando que a desvalorização da moeda — fonte de lucro temporário para o rei — de certa forma era um roubo ao povo: “as medidas do trigo, vinhoe outras coisas menos importantes são freqüentemente marcadas com selo publico do rei, e se alguém as fraudar é considerado como falsificador infame. Da mesma forma, as inscrições colocadas numa moeda indicam a exatidão de seu peso e qualidade. Quem, portanto, terá confiança num príncipe que diminua o peso ou a qualidade do dinheiro que tem seu próprio selo?...

Há três modos, na minha...
tracking img