Drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DROGAS: Fronteiras Brasileiras e o Tráfego

















Introdução
As fronteiras brasileiras com Guiana e Venezuela são usadas no caso de droga principalmente como caminho para o contrabando onde ocorre o tráfego das mercadorias produzidas nos países como Colômbia e Bolívia.
As mercadorias produzidas na Guiana que chegam para a comercialização no Brasil,são produtos de uso geral, falsificados.
O Brasil tem sofrido muito com as condições de vigilância nos postos policias da fronteira na qual não faltam pessoas e sim meios para que a policia consiga chegar até os criminosos, já que os próprios contrabandiadores tem meios muito mais eficientes e rápidos do que a própria fiscalização.

Drogas: Venezuela e Guianas

Apesar do trabalho devigilância desenvolvido pelo Exército Brasileiro e pela Polícia Federal nos 2 mil km de faixa de fronteira existente entre o Brasil, Venezuela e a Guiana, há pontos em áreas de floresta e montanha considerados frágeis na fiscalização, o que facilita a ação de contrabandistas e traficantes de drogas e armas.
Na fronteira com a Venezuela, a 220 km de Boa Vista, o tráfico de drogas e o contrabando decombustível e eletroeletrônicos lideram as apreensões. Na fronteira com a Guiana, a 120 km da capital, o tráfico de drogas e de armas é o principal crime fronteiriço. Em ambas as fronteiras, também é acentuada a entrada ilegal de estrangeiros.
Em Pacaraima, a região é de fronteira seca (com vegetação pouco densa) e parte de seu território está dentro de duas reservas indígenas, a RaposaSerra do Sol e a São Marcos. A travessia legal é feita apenas pela BR-174, onde ficam a Delegacia da Polícia Federal e a unidade de fiscalização aduaneira da Receita Federal.
O contrabando ocorre, em razão da grande diferença do preço entre combustíveis (gasolina e diesel) na Venezuela em comparação ao Brasil – a maior incidência é de contrabando de gasolina.
A fiscalização tem sido intensificada ejá apresenta bons resultados. Dois exemplos podem ser observados: diminuição da fila para abastecimento no posto de combustível venezuelano – no começo de 2009 era comum haver imensas filas que chegavam perto da delegacia -, bem como a diminuição do número de acidentes na BR-174 envolvendo veículos que transportam gasolina irregularmente.
Em Bonfim, o delegado da Polícia Federal AlexandreDelorenzo afirma que o trabalho de investigação é essencial para combater os crimes fronteiriços. O contrabando e tráfico ocorrem tanto de forma terrestre, utilizando pelo menos cinco rotas clandestinas abertas na mata, quanto pelo rio Tacucu, que divide o Brasil e a Guiana.
Em Normandia, que faz fronteira com a Guiana, a Policia Federal estuda montar patrulhas móveis para reduzir o contrabando queutiliza, além das rotas clandestinas, o rio Maú.
Ainda que o atual efetivo seja insuficiente, o delegado igualmente destaca os primeiros resultados da operação. Desde que foi implantada, não houve mais nenhum registro de furto de veículo do tipo Corola no Amazonas, que entrava em Roraima e seguia até a Venezuela, onde era vendido por preço abaixo do mercado ou trocado por drogas.
Operação Sentinelaauxilia trabalho de fiscalização, para ajudar no combate aos crimes fronteiriços, a Polícia Federal, em conjunto com a Força Nacional de Segurança, Polícia Militar e Polícia Civil, realiza atualmente a operação Sentinela. Há postos da operação em Pacaraima, instalado no prédio da Sefaz; após a ponte dos Macuxi, na entrada de Boa Vista; e no Jundiá, em Rorainópolis, na divisa com o Amazonas.
Outraárea que tem recebido maior atenção por parte da Polícia Federal diz respeito ao controle migratório. A fiscalização se dá no próprio setor de migração, localizado na Delegacia de Pacaraima ou no posto da Policia Federal em Bonfim, além dos postos da Sentinela, onde são feitas consultas aos bancos de dados de segurança pública, verificando se há algum impedimento para as pessoas que entram ou...
tracking img