Drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CIGARRO


-Aspectos Físico-Químicos


A fumaça do cigarro é uma mistura contendo aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes, constituindo-se de duas fases fundamentais, a saber. A fase particulada, que é composta de nicotina e alcatrão, e, a fase gasosa, que é composta, entre outros elementos, por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína.

Afórmula molecular da nicotina, C10 H14 N2, data de 1843, sendo que a primeira síntese em laboratório ocorreu em 1904. No entanto, desde 1690, na França, a nicotina já era conhecida e era usada como inseticida na agricultura (inseticida de contato, de ingestão e fumigante).

A nicotina é considerada pela Organização Mundial da Saúde/OMS uma droga psicoativa, capaz portanto de causardependência. Por esta razão o tabagismo é classificado como doença e vem inserida no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento.

Além disso, a nicotina, por conta do efeito de aumentar a liberação de catecolaminas que gera, causa vasoconstrição, acelerando a freqüência cardíaca, dando azo à hipertensão arterial e provocando assim uma maior adesividadeplaquetária. Ela e o monóxido de carbono juntos provocam diversas doenças cardiovasculares, além ainda de estimular no aparelho gastrintestinal o aumento da produção de ácido clorídrico, o que pode redundar no surgimento de úlcera gástrica. Ela desencadeia também a liberação de substâncias quimiotóxicas no pulmão, que estimulará o processo de destruição da elastina, provocando o enfisema pulmonar.O alcatrão, por seu turno, é todo produto da queima de um composto natural. Ele não é uma substância em si mesmo. Ao se queimar, v.g., um pé de couve, ao final o que se obterá é uma espécie de alcatrão. Já o alcatrão formado a partir da combustão dos derivados do tabaco é um composto com mais de 40 substâncias comprovadamente cancerígenas, tais como, o arsênio, o níquel, o benzopireno, o cádmio,resíduos de agrotóxicos, além de substâncias radioativas. Ele se gruda nas paredes do pulmão em sua maior parte, mas uma pequena quantidade entra na circulação e faz um passeio destruidor pelo organismo.

Os expertos informam que na engenharia do cigarro os fabricantes controlam uma ampla gama de fatores, quais sejam: manter o cigarro aceso entre as baforadas, reduzir o desperdício de tabaco,alterar o sabor do fumo e controlar as quantidades de substâncias, tais como, o alcatrão e nicotina. Com estes propósitos, os fabricantes de petume costumam adicionar fosfatos ao papel do cigarro para garantir uma queima constante, além de adicionarem aditivos, tais como, açúcares, xaropes, licores, bálsamos, extratos de frutas, óleos mentolados, coca, substâncias aromáticas. Aditivos sintéticostambém são utilizados para controlar o sabor, além do próprio tipo de tabaco e dos processos de curtição. Uma grande variedade de outras substâncias é ainda adicionada nas múltiplas etapas de processamento.

Em face do fato do cigarro conter açúcares como aditivos, tem-se como natural conclusão que por conta da omissão da indústria tabaqueira em informar conveniente e ostensivamente essaparticularidade ao público em geral, ao ofertar cigarro a todos indiscriminadamente, está ela permitindo que os desavisados diabéticos fumantes joguem aqueles açúcares na corrente sanguínea, o que infringe a norma protetora dos que se fazem detentores de tal enfermidade.

Pesquisa realizada no Canadá sobre a manipulação química do cigarro pelas indústrias confirmou a suspeita da presença deamônia. Ao tempo em que reduz a acidez do fumo tornando-o mais alcalino, a amônia provoca também uma maior entrega de nicotina ao organismo do fumante. Essa quantidade a mais de nicotina, entregue por ação da amônia, faz aumentar de duas a três vezes a dependência do tabagista. A inserção da amônia no cigarro se deu exatamente com o fito de se ver compensada a redução dos teores de alcatrão e...
tracking img