Drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Apresentação

Ao falarmos em drogas, não podemos esquecer de que aquelas que mais malefícios trazem a humanidade são as drogas lícitas. Em primeiro lugar está o tabagismo. O cigarro sem sombra de dúvidas,mata expressivamente mais do que outras drogas.Onde há fumaça...sua saúde corre perigo! O fumo prejudica o fumante e também as pessoas que respiram o ar perto dele. O fumo é responsável por90% dos câncer de pulmão.Vários outros motivos podem ser agravados ou causado pelo consumo do tabaco.Além disso, já se comprovou que o cigarro encurta a vida dos fumantes em alguns anos. Portanto, cada cigarro que se consome,custa não só dinheiro mas,principalmente, alguns minutos de vida. O cigarro mata 80.000 pessoas todo ano no Brasil. Quase 11 pessoas a cada hora.O duro é que a moçada não estáse importando, tanto que 90% dos fumantes começam antes dos 21 anos.E os jovens estão cada vez mais nessa.Dos 35 fumantes do Brasil, 5 milhões são jovens.Gente ,é a sétima parte do total, um absurdo! Pior : a turma está começando cada vez mais cedo.É quando os jovens deveriam estar fazendo esporte e levando uma vida saudável, já que é uma fase importante do crescimento e desenvolvimentointelectual.
A dependência de nicotina se estabelece mais rápido do que a de cocaína.Isso porque o cigarro não é visto por muita gente como droga e custa mais barato do que a cocaína.Um dos principais componentes, do fumo, é a nicotina provavelmente a responsável pela dependência física. A nicotina e o álcool são as duas únicas viciosas plenamente aceita por nós, no mundo Ocidental.
O tabaco é nocivo asaúde. Fumar em público, é antes de tudo, comprometer a saúde dos outros.
O hábito de fumar pode arruinar o sorriso e causar danos irreparáveis aos dentes, às gengivas e a boca. O fumo também ocasiona um gosto desagradável na boca e mal hálito.O cigarro envenena o corpo, causando dependência.
A cada tragada, o fumante manda para dentro do seu organismo um coquetel de substâncias que fazem mal e queos fabricantes não mostram para você, porque antes de enrolar o cigarro, os fabricantes enrolam você.

2- Justificativa
Sabendo-se que o cigarro, sem sombra de dúvidas, mata expressivamente mais do que outras drogas é que resolvemos fazer uma campanha educativa na escola, intitulada: “ A escola contra o tabagismo”, que visa abrir os olhos dos jovens que pensam que o cigarro é uma curtição.Queremos mostrar que dentro de um cigarrinho inocente, pode haver mais de 4000 substâncias.Todas tóxicas.( O suficiente para fazer muito mal ), pois o cigarro é uma calamidade mundial. Após a Segunda Guerra Mundial ( 1939-1945), o hábito de fumar cigarros se alastrou tanto que se tornou uma epidemia, com grandes riscos de vida, encurtando a vida dos fumantes em alguns anos.
Segundo, a OrganizaçãoMundial de Saúde(OMS), 90% dos fumantes se iniciam no vício entre 5 e 19 anos de idade, ou seja, em idade escolar. Isso demonstra a grande responsabilidade que a escola e o professor, têm com a luta contra o tabagismo, que é a principal causa de morte evitável do planeta.
A escola tem papel fundamental em ajudar a acabar com o vício que mata 5 milhões de pessoas por ano.Toda criança e jovem devemaprenderem desde cedo os males causados pelo consumo ou pelo contato com a fumaça do cigarro. A escola deve não só transmitir informações aos alunos, mais também atingir os pais. “crianças e jovens têm influência fundamental para fazer os familiares fumantes deixar o vício.
Qualquer educador cioso de seus deveres profissionais deve trabalhar os temas transversais nos currículos escolares,demonstrando a co-responsabilidade pela vida social e pela formação plena do educando. Portanto, é fundamental se trabalhar no âmbito escolar a problemática das drogas, ressaltando o tabagismo, como um dos males que prejudica a vida. A medida ainda é dissuadir os adolescentes de contraírem o hábito, já que é durante essa frase que se forma o futuro fumante. A escola não pode ser omissa em relação ao...
tracking img