Drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Drogas

Introdução
As drogas são substâncias químicas, naturais ou sintéticas, que provocam alterações psíquicas e físicas a quem as consome e levam à dependência física e psicológica. Seu uso traz sérias consequências físicas, psicológicas e sociais, podendo levar à morte, em geral por problemas circulatórios ou respiratórios. É o que se chama overdose. Além das drogas tradicionais, osespecialistas também incluem na lista o cigarro e o álcool. Algumas drogas são usadas na medicina como tratamento de doenças.
Estudo divulgado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostra que 1,5 milhão de brasileiros, entre adultos e adolescentes, consomem maconha diariamente. O 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) revela ainda que 7% da população adulta jáexperimentou a droga em alguma fase da vida, o equivalente a oito milhões de pessoas, sendo que mais de um terço dos usuários adultos (37%) é dependente, o que representa 1,3 milhões de pessoas. Entre adolescentes, 600 mil já tiveram contato com a maconha, 4% do total, e 10% são dependentes.


Tipos de drogas


As drogas são classificadas de acordo com a ação que exercem sobre osistema nervoso central. Elas podem ser depressoras, estimulantes, perturbadoras ou, ainda, combinar mais de um efeito.
Depressoras: substâncias que diminuem a atividade cerebral, deixando os estímulos nervosos mais lentos. Fazem parte desse grupo o álcool, os tranquilizantes, o ópio (extraído da planta Papoula somniferum) e seus derivados, como a morfina e a heroína.
Estimulantes: aumentam aatividade cerebral, deixando os estímulos nervosos mais rápidos. Excitam especialmente as áreas sensorial e motora. Nesse grupo estão as anfetaminas, a cocaína (produzida das folhas da planta da coca, Erytroxylum coca) e seus derivados, como o crack.
Perturbadoras: são substâncias que fazem o cérebro funcionar de uma maneira diferente, muitas vezes com efeito alucinógeno. Não alteram a velocidade dosestímulos cerebrais, mas causam perturbações na mente do usuário. Incluem a maconha, o haxixe (produzidos da planta Cannabis sativa), os solventes orgânicos (como a cola de sapateiro) e o LSD (ácido lisérgico).
Drogas com efeito misto: combinam dois ou mais efeitos. A droga mais conhecida desse grupo é o ecstasy, metileno dioxi-metanfetamina (MDMA), que produz uma sensação ao mesmo tempo estimulantee alucinógena.
No texto a seguir apresentamos alguns prós e contras em relação às drogas, além de algumas informações adicionais.


Maconha
A planta
A maconha é uma planta chamada de herbácea e se desenvolve bem em regiões de clima tropical (quente e úmido). É originária da Índia e pode atingir até 5 metros de altura. Possui folhas digitadas (extraem diversas substâncias e temefeito tônico sobre o coração), e pequenas flores amarelas, sem perfume. O fruto da maconha é amarelo esverdeado, pequeno, ovalado e serve de alimento para algumas espécies de aves.
Os primeiros relatos dessa erva no Brasil foram por volta do século XVIII, na época era usada para produção de fibras chamadas cânhamos. Essas fibras fortes e duráveis eram usadas como velas nos navios porséculos, hoje, são utilizadas na produção de cordas, cabos, esponjas, tecidos e fios. Suas sementes são ricas em proteínas e carboidratos, são usadas na alimentação de pássaros domésticos e na produção de cereais e granolas. Dessas sementes podem ser extraído determinado óleo usado na fabricação de tintas, vernizes, sabões e óleo comestível.

Efeitos em curto e longo prazo
Depois de consumir adroga, a pessoa pode apresentar alguns efeitos físicos, como memória prejudicada, confusão entre passado, presente e futuro, sentidos aguçados, mas com pouco equilíbrio e força muscular, perda da coordenação, aumento dos batimentos cardíacos, percepção distorcida, ansiedade, olhos avermelhados por causa da dilatação dos vasos sanguíneos oculares, boca seca e dificuldade com pensamentos e solução...
tracking img