Drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de Drogas

Droga é o nome genérico com que se designam em Toxicologias as substâncias, naturais ou sintéticas, que alteram transitoriamente o comportamento físico e emocional daqueles que a consomem.

Problema social dos mais graves, a toxicomania, ou mania de intoxicar-se com entorpecentes, pela ingestão de drogas, tem suscitado vários movimentos e a fundação de inúmeras entidadespúblicas e particulares, que visam ao esclarecimento, sobretudo da juventude, sobre os malefícios decorridos desse vício.

As substâncias ou drogas mais usadas são: entorpecentes (inibidores do Sistema Nervoso), calmantes, álcool, tabaco (fumo), maconha, estimulantes, inalantes (aspiração) e alucinógenos (provocam alucinações). São drogas usadas por seu poder psico-ativo (alteram a mente) e muitasdelas trazem problemas físicos graves.

Abuso e Perigos

Com o uso contínuo de drogas, o organismo do indivíduo vai adquirindo mais resistência, obrigando-o a tomar quantidades cada vez maiores para ter os mesmos efeitos. Isto se chama tolerância e geralmente se desenvolve junto com a dependência física.

Todas as drogas são prejudiciais. O perigo depende de fatores como: tipo de droga,freqüência de uso e combinação com outras substâncias. Assim, também a condição física (peso e altura), a personalidade do usuário e o ambiente onde é consumida a droga podem influir no seu efeito.

Algumas Drogas mais comuns:

Álcool

Componentes Químicos e/ou Farmacológicos e/ou Medicinais: Substância natural derivada da fermentação de carboidratos (açúcar e farinha de cereais). A crença deque seja nutritivo é falsa.

Efeitos: Embora muitas pessoas acreditem que seja estimulante, é uma droga depressora do Sistema Nervoso. Quando ingerida em pequenas doses o seu efeito é tranqüilizante, afetando o auto-controle. Em doses maiores diminui os sentidos e altera a coordenação motora, o juízo e a memória. Bebido em doses altas e por tempo prolongado, pode danificar o fígado, o coração e océrebro, apesar de existirem fatores físicos, mentais e ambientais que produzem diferentes reações nas pessoas.

Perigos: Os efeitos tóxicos do álcool podem levar à morte, pois deprimem o centro do cérebro que controla a respiração. O conteúdo calórico que apresenta nada tem a ver com proteínas, gorduras ou vitaminas. O álcool quando bebido em período longos, provoca a destruição das vitaminasA, B2, B3, B6, B13 e C do organismo. O álcool está relacionado com a origem de algumas doenças como gastrite:, pancreatite, cirrose, polineurite, convulsões, delirium tremens, anemia, pelagra, úlceras cutâneas, etc.



Cocaína

Componentes Químicos e/ou Farmacológicos e/ou Medicinais: Usada na medicina como anestésico local. Três drogas compões a Cocaína: a anfetamina, a dextroanfetamina emetanfetamina. Elas estimulam o Sistema Nervoso, provocando uma sensação de vivacidade, agilidade na fala e aumento da atividade física e motora.

Efeitos: Muitas pessoas usam cocaína para se sentirem alertas e com energia, tendo a falsa sensação de euforia e bem-estar. E quem combate a fadiga ou quer se sentir bem usando a droga, pode desenvolver uma dependência. Como a cocaína provoca insônia,o indivíduo recorre a pílulas para dormir ou ao álcool. Aí cria-se o ciclo vicioso, pois querendo acabar com a sonolência o mesmo indivíduo se utiliza de cocaína, prejudicando intensamente o organismo.

Perigos: O consumo excessivo de cocaína causa danos cerebrais, como: alterações na fala e dificuldades de expressão. Se a droga for injetada o perigo é maior, pois uma dose excessiva de cocaínainjetada pode levar à morte. E o aumento da dose e da freqüência pelo indivíduo faz com que o acúmulo da droga no organismo aumente, o que provoca psicose-anfetamínica: este estado se caracteriza geralmente, por pessoas desconfiadas, esquisitas, obstinadas e, muitas vezes, violentas.



Maconha

Componentes Químicos e/ou Farmacológicos e/ou Medicinais: O que determina o efeito psico-ativo...
tracking img