Drogas e o sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escolas Idaam

Trabalho de Biologia
“Drogas e o Sistema Nervoso”

Profo: Josenilton
Aluno: Lucas Figueira André
Série: 2o A

Manaus- AM
2012
Introdução
O sistema nervoso é responsávelpelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem aessas condições. Droga é qualquer substância que, não sendo produzida pelo organismo, tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo alterações em seu funcionamento. Mas, háuma definição para as drogas que atuam diretamente sobre o Sistema Nervoso Central (SNC), chamadas psicotrópicas. De forma resumida, as drogas psicotrópicas podem ser classificadas em três grupos, deacordo com a atividade que exercem junto ao nosso cérebro: drogas depressoras, estimulantes e perturbadoras ou alucinógenas.

Sistema Nervoso
A unidade básica do sistema nervoso é a célulanervosa, denominada neurônio, que é uma célula extremamente estimulável, é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana.Essa alteração elétrica é o impulso nervoso. As células nervosas estabelecem conexões entre si de tal maneira que um neurônio pode transmitir a outros os estímulos recebidos do ambiente, gerando umareação em cadeia. O sistema nervoso se divide em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
* O sistema nervoso central é responsável nossos pensamentos e emoções, e onde ficam nossasmemórias e ocorre todo tipo de estímulo sensitivo.
* O sistema nervoso periférico formado por nervos e gânglios localizados fora do sistema nervoso central. Os nervos conectam as partes do corpo com osistema nervoso central e os gânglios são associados aos nervos.
As drogas psicotrópicas atuam nos neurônios de diversas formas dependendo da substância. Elas podem estimular ou inibir certos...
tracking img