Drogas e suas caracteristicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E as características desta doença – Dependência Química?
A dependência Química tem por característica:
Progressividade: esta se manifesta pela compulsão e tolerância onde o indivíduo busca cada vez mais a substância para obter o mesmo efeito.
Compulsão: Sensação intensa e desconfortável, de necessidade de realizar o uso imediato da substancia, por mais tempo que o programado ou em quantidadesmaiores do que inicialmente planejado. È comum a sensação de fissura ou "craving" e a urgência de uso.
Tolerância: necessidade de aumentar as quantidades da substância para sentir o mesmo efeito de prazer. É bastante marcante, levando a quantidades cada vez maiores, ate que pode ocorrer o fenômeno da tolerância reversa (especialmente no álcool), onde a embriaguez pode ocorrer mesmo ingerindopequenas quantidades.
Incurável: o componente biologicamente herdado, a tolerância e a pré disposição orgânica são incuráveis. Até por isso não adianta mudar de cidade (o que chamamos de fuga geográfica), parar por tempos sem tratamento, por que quando volta ao uso, o desespero parece maior, este fenômeno se explica pelo nome de reinstalação da síndrome de dependência – após um período sem fazer usoda substancia, ao retornar o contato com a droga, rapidamente se instala o padrão de uso anterior.
Contudo, assim como a diabetes, pode ser tratada com a abstinência da droga.
Fatalidade: Infelizmente não há pessoa forte para as drogas, pois existe uma característica no uso compulsivo e dependente : a substância de abuso se torna o mais importante na vida do adicto, levando a um abandono detodas as demais atividades de uma vida normal ( estudo, trabalho, lazer com amigos, papel familiar, etc. ), ficando o dependente condicionado a buscar a droga, estar sob efeito ou se recuperar dos efeitos da droga para reiniciar o ciclo. E o estado terminal deste indivíduo passa sempre pela loucura, prisão ou morte.
Porém, a boa notícia é que essa doença pode ser tratada. A recuperação é totalmentepossível contanto que este tratamento propicie:
O manejo da crise de abstinência,
A conscientização sobre a doença,
O auto-conhecimento do indivíduo,
Aumentando assim a motivação para mudança.
Este tratamento pode ter como resultado um ser humano liberto das drogas, útil, reinserido socialmente, íntegro e feliz.
Quais os Sintomas e Sinais da DEPENDÊNCIA QUÍMICA?
A dependência químicacostuma dar sinais quando está começando a se instalar. Por ser uma constatação muito triste e dolorosa, muitas famílias e amigos dos dependentes preferem não dar importância às evidências. Se você já se pegou fazendo isso, não precisa se culpar. O amor tende a fechar os nossos olhos para nos proteger do sofrimento. Os parâmetros da síndrome de dependência alcoólica, hoje, servem para diagnosticara dependência de outras drogas.
Deve-se ressaltar que nem todos os sintomas estão presentes em todos os casos. Bastam 3 ou mais sintomas para ser considerado um dependente.
Os parâmetros consistem em:
Os mais iniciais:
• Estreitamento do repertório – uso de gíria
• Saliência do uso: tudo passa a girar em torno do consumo;
• Aumento da tolerância: necessidade de maiores doses;
• Reduzir ouabandonar atividades sociais diversas;
• Se irrita muito fácil,
• Não gosta de dar satisfação principalmente se perguntam onde e com quem ele estava. - Está sempre com pressa, mas nunca deixa claro o motivo dessa pressa.
• Tem dificuldade de concentração e atenção.
E os mais críticos quando há a dependência:
• Sintomas de abstinência: manifestação de sintomas decorrentes da diminuição oucessação do uso;
• Insucesso nas tentativas de diminuir o uso ou cessá-lo;
• Percepção subjetiva da compulsão para o uso: perda do controle sobre o uso; o indivíduo sabe que é ruim, mas não controla;
• Uso continuado da substância a despeito de problemas físicos ou psicológicos.
• Reinstalação após a abstinência: a dependência pode ter levado anos para se desenvolver, mas pode se reinstalar...
tracking img