Drogas e sua prevençãop em Escolas públicas

3075 palavras 13 páginas
A escola é referência social pelo seu papel no processo de desenvolvimento da criança e do adolescente. Ela faz parte do projeto educativo da família sendo idealizada e desejada por todos que têm ou pretendem ter filhos. É a instituição que segue a família no reconhecimento da criança como ser capaz e em desenvolvimento. A escola se apresenta à população como símbolo do saber, do sucesso profissional e do apoio à família na questão da educação em sua concepção mais ampla. Esses aspectos dão a dimensão da importância da escola como unidade de rede social.

Como temos visto, as redes sociais agem como suporte para as unidades que dela participam. Estas unidades, por sua vez, têm seus limites ampliados até onde podem se expandir e, por isso, têm um alcance tão grande quanto as direções que podem tomar.

A escola também se encontra em rede e, à medida que a aciona, se fortalece no alcance de seus objetivos. Como o processo educativo se dá em diferentes espaços como a família, a escola, os amigos, os grupos de esporte, lazer e tantos outros, todos estes contextos formam a rede e devem estar incluídos nos projetos para a prevenção do uso indevido de drogas.

É exatamente a partir de situações concretas com demandas identificadas que as unidades da rede que devem ser acionadas. A principal característica da rede é a participação de todos envolvidos num projeto comum, no caso a prevenção do uso indevido de drogas.

O método de intervenção em rede permite que a comunidade fortaleça a escola – ou outra instituição que dela precise – para que ela possa intensificar os vínculos que estabelece com seus alunos. O estabelecimento de parcerias entre a escola e as famílias, por exemplo, permitirá aprofundar o diálogo entre pais e professores no enfrentamento de problemas os mais diversos e mais difíceis que os sistemas, isoladamente, não conseguem resolver. Os problemas relacionados ao uso indevido de drogas pelos adolescentes são um bom exemplo de necessária parceria da

Relacionados