Drogas psicotropicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPA


























CONTRACAPA






























INDICIE






















INTRODUÇÃO
A Droga em seu significado mais amplo, refere-se a qualquer substância e/ou ingrediente utilizado em laboratórios, farmácias, tinturarias, etc. Assim, desde um pequeno compromido para alivar uma dor decabeça até uma inflamação é uma droga. Contudo, o termo é comumente empregado a produtos alucionógenos, ou seja, drogas que levam à dependência química e, por extensão, a qualquer substância ou produto que seja tóxico, como o cigarro, e o álcool, que por sua vez vem sendo sinônimo de entorpecentes.
As drogas psicoativas são substâncias naturais ou sintéticas que ao serem penetradas no organismohumano, independente da forma (ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele), entram na corrente sanguínea e atingem o cérebro alterando todo seu equilíbrio, podendo assim levar o usuário a ter reações agressivas.
Pesquisas rescentes apontam, que os principais motivos que levam alguém a utilizar as drogas são: a curiosidade, inflência de amigos (mais comum), desejo, fuga (principalmentepor questões familiares), fortalecer (encorajar alguém a tomar tal atitude que sem o uso, julgue não ter coragem), dificuldade em enfrentar e/ou aguentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, sensações de prazer, acalmar, estimulantes, facilidades de acesso e obtênção e etc.















O QUE SÃO DROGAS
Droga é toda substância que, quando introduzida noorganismo de um ser vivo, modifica uma ou mais de suas funções. Qualquer substância ou ingrediente que se usa em farmácia.
Droga de abuso (psicotrópicas) é a droga que, por agir sobre os mecanismos de gratificação do cérebro, é usada com propósitos não médicos, devidos aos efeitos estimulantes, euforizantes e/ ou tranqüilizantes.

Substâncias entorpecentes, alucinógenas, excitantes, etc. (ex: amaconha, a cocaína, crack, morfina e outras), ingeridos, em geral, com o objetivo de alterar transitoriamente a personalidade. É aquela que age no cérebro, modificando o seu funcionamento, trazendo como conseqüência alterações do comportamento e do psiquismo.

Vício é quando alguma droga causa dependência física. Quando uma pessoa está viciada em uma substância, ela depende da droga, assim como oorganismo normal depende dos alimentos para o seu metabolismo. A pessoa normal, adoece sem alimentos.

O viciado adoece sem a droga. E, não é apenas uma doença imaginária ou psicológica. Ele cria uma dependência físico-química, isto é, a droga modifica a química do organismo e este só irá funcionar se a droga estiver presente.

É a síndrome do caráter social, psicológico e biológico, que semanifesta quando o uso de uma determinada droga adquire maior importância do que outros tipos de comportamentos antes predominantes.

Overdose é o uso de uma única vez, de uma quantidade de droga além do que o organismo, nas condições normais, suportaria.

Dependência Física é o aparecimento de transtornos físicos intensos, quando se interrompe o uso da droga. Na dependência física, a droga énecessária para que o indivíduo funcione normalmente e quando ela não é usada aparecem os sintomas que se agrupam e passam a ser chamados de síndrome de abstinência e que irá variar dependendo do tipo de droga utilizada.

Dependência Psíquica é condição na qual se encontra o usuário da droga que apresenta um sentimento intenso de satisfação e um impulso psicológico que o obriga a usar a drogaperiódica e continuamente para produzir prazer e evitar desconforto.


ESTATISTICA ATUAL DE USUÁRIOS DE DROGAS NO BRASIL
BRASÍLIA E RIO – Levantamento realizado pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (UNODC, sigla em inglês), divulgado nesta quinta-feira, alerta para o risco do elevado consumo de drogas nos países em desenvolvimento, e mostra que o Brasil lidera índices...
tracking img