Drogas perturbadoras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


Introdução 03
Drogas perturbadoras 04
Maconha 04
Histórico e origem da maconha 05
Cogumelos e Plantas Alucinógenas 09
Perturbadores sintéticos 15
Êxtase 18
Anticolinérgicos 20
Prevenção 21
Caminhos Disponíveis 21
Tipos de tratamento 24
Cuidados de enfermagem 28
Conclusão 29INTRODUÇÃO


O que são as drogas?

São substâncias naturais ou sintéticas que ao penetrarem no organismo humano sob qualquer forma - ingeridas, injetadas, inaladas ou absorvidas pela pele - entram diretamente na corrente sanguínea, atingem o cérebro e alteram seu equilíbrio fazendo com que a pessoa sinta tudo “diferente”.
As drogas, muitas vezes, provocam alterações no lado: físico, espiritual,mental ou emocional de uma pessoa, mudando seu comportamento. O usuário de drogas torna-se dependente químico, ou seja, necessita ingerir a droga da qual se tornou dependente, por causa das substâncias químicas que a mesma contém.
O sistema nervoso central comanda com grande capacidade os nossos impulsos, reações, informações, vontades, pensamentos, movimentos e até as emoções. Então, quando éatingido pelas drogas altera o nosso comportamento. Sendo assim, um usuário de drogas terá muitas vezes suas atitudes, ações e reações distorcidas porque o sistema nervoso central fica carregado de substâncias nocivas que modificam as mensagens que ele distribui ao corpo.
Consequentemente, um usuário de drogas pode ter uma personalidade desequilibrada e apresentar um comportamento inconveniente ou atémesmo irresponsável, sem horários e disciplina no dia a dia.
As drogas podem ser classificadas de acordo com sua atuação no Sistema Nervoso Central (SNC)
01. Perturbadoras: perturbam o funcionamento do SNC
02. Estimulantes: aceleram o funcionamento do SNC
03. Depressoras: deprimem o funcionamento do SNC

Drogas Perturbadoras

São substâncias cujo efeito principal é provocar alterações nofuncionamento cerebral, que resultam em vários fenômenos psíquicos anormais, como delírios e as alucinações. por isso as drogas tem a denominação de alucinógenos.
Drogas que agem modificando qualitativamente a atividade do nosso cérebro. Não se trata, portanto, de mudanças quantitativas como aumentar ou diminuir a atividade cerebral. O cérebro passa a funcionar fora do seu normal, e a pessoafica com a mente perturbada. São drogas que alteram o funcionamento do cérebro.
Drogas Perturbadoras do SNC
01. Naturais (maconha, cogumelos, cactos, caapi, chacrona, lírio, datura (trombeteira), etc
02. Sintéticos (LSD, Ecstasy)
03. Anticolinérgicos


Maconha



O que é? A maconha é o nome dado aqui no Brasil a uma planta chamada cientificamente de Cannabis sativa. Em outros países elarecebe diferentes nomes como: Hashish, Bangh, Ganja, Diamba, Marijuana; Marihuana. O THC (tetrahidrocanabinol) é uma substância química fabricada pela própria maconha, sendo o principal responsável pelos efeitos da planta. Assim, dependendo da quantidade de THC presente (o que pode variar de acordo com o solo, clima, estação do ano, época de colheita, tempo decorrido entre a colheita e o uso) amaconha pode ter potência diferente, isto é, produzir mais ou menos efeitos. Esta variação nos efeitos depende também da própria pessoa que fuma a planta. Assim, a dose de maconha que é insuficiente para um pode produzir efeito nítido em outro e até uma forte intoxicação num terceiro.


Histórico e origem da maconha

A palavra maconha provém de cânhamo (Cannabis sativa), que é um arbusto decerca de dois metros de altura, que cresce em zonas tropicais e temperadas. O princípio ativo da planta é o THC (tetra hidro canabinol), sendo ele o responsável pelos efeitos que a droga causa no organismo. A folha da maconha é conhecida por vários nomes:marijuana, diamba ou liamba e bangue. O haxixe é uma preparação obtida por grande pressão que se torna uma pasta semi-sólida, que pode ser...
tracking img