Drogas licitas e ilicitas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Drogas Lícitas e Ilícitas e seus Efeitos Colaterais no Organismo do Indivíduo.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. 1. DROGAS LICITAS 4

2.2. . DROGAS LICITAS E SEUS EFEITOS COLATERAI................................................................................5

2.3. . DROGAS LICITAS E SEUS EFEITOSCOLATERAIS..............................................................................6

3.0. TRATAMENTO NA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM............................................6

4. .CONCLUSÃO.....................................................................................................................7.

.5. REFERÊNCIAS 8

1. INTRODUÇÃO

O filme “Bicho de Sete Cabeças “ relata a estória de um adolescente o Neto, que é internadopelo pai Sr.Wilson num manicômio, que toma essa decisão pelo envolvimento do rapaz com drogas, pelo fato de ter sido encontrado um cigarro de maconha nas suas coisas, O pai que não procura em nenhum momento dialogar com o rapaz, nem tenta compreender as mudanças que passam na cabeça do filho, numa fase tão conturbada como a adolescência o qual como muitos adolescentes apresentam um comportamentorebeldia e de carências, reforçado pelo fato de procurar aceitação e identificação por um grupo de amigos do qual faz parte, incitando-o a utilizar bebidas alcoólicas, pichar muros e ter atitudes de confronto com o pai, esse adolescente não encontra apoio algum no âmbito familiar, composto por uma mãe submissa e uma irmã mais velha que chefia essa família. Sem preparo nem informação alguma ojovem é simplesmente deixado pelo pai nessa instituição onde é tratado de maneira agressiva, impiedosa e desumana, após receber alta, e retornando a outra instituição semelhante, leva o rapaz a tentativa de suicídio, ateando fogo aos cobertores num pequeno cubículo escuro onde se encontrava, quanto mais tempo no hospício, mais Neto vai ficando acabado, mental e fisicamente, o manicômio, quesupostamente deveria curar o paciente, acaba por deixá-lo louco e mais alienado do que nunca, sem nenhum estímulo para o intelecto nem para o físico, resta-lhe apenas isolar-se em seu próprio mundo. O filme é encerrado com o pai, lendo uma carta de Neto .
Será abordado a seguir a relação da dependência de drogas licitas ou ilicitas, de um modo geral, que pesa na carências individuais. O dependentequímico apresenta um estado de desconforto psíquico interno, endógeno definido como dificuldade adaptativa ou inadequação. O alívio para este estado é encontrado em "incentivos exógenos" fora do indivíduo, geradores de prazer, ao qual cada pessoa reagirá de modo diferente.

.2. DROGAS LICITAS

DEFINIÇÃO

As drogas lícitas são substâncias que podem ser produzidas,comercializadas e consumidas sem algum problema. Apesar de trazerem prejuízos aos órgãos do corpo são liberadas por lei e aceitas pela sociedade. São consideradas drogas lícitas qualquer substância que contenha álcool, nicotina, cafeína, medicamentos sem prescrição médica, anorexígenos, anabolizantes e outros.

4 As drogas lícitas mais consumidas pela população em geral, são as seguintes (tipos de drogaslícitas):

5 - álcool,

6 - cigarro,

7 - benzodiazepínicos (remédios utilizados para reduzir a ansiedade ou induzir o sono);

8 - xaropes (remédios para controlar a tosse e que podem ter substâncias como a codeína, um derivado do opióide);

9 - descongestionantes nasais,

10 - os anorexígenos (moderadores de apetite) e

11 - anabolizantes (hormônios usados para aumentar a massamuscular)

12

13 .2.1. . DROGAS LICITAS E SEUS EFEITOS COLATERAIS

Doenças relacionadas ao tabagismo:

• hipertensão arterial;
• aneurismas arteriais;
• úlcera do aparelho digestivo;
• infecções respiratórias;
• trombose vascular;
• osteoporose;
• catarata;
• impotência sexual no homem;
• infertilidade na mulher;
•...
tracking img