Drogas ilicitas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Química – IV Unidade

Drogas Ilícitas

[pic]
[pic][pic]
Droga ilícita

Droga ilícita é toda e qualquer substância química proibida por lei. Note-se que algumas drogas, ilícitas em determinados países (como o álcool em determinados estados muçulmanos) são permitidas e de uso corrente em países onde o seu uso é aceito culturalmente.
As drogas ilícitas sãosubstâncias proibidas de serem produzidas, comercializadas e consumidas. Em alguns países, determinadas drogas são permitidas sendo que seu uso é considerado normal e integrante da cultura. Tais substâncias podem ser estimulantes, depressivas ou perturbadoras do sistema nervoso central, o que perceptivelmente altera em grande escala o organismo.

São drogas ilícitas: maconha, cocaína, crack, ecstasy,LSD, inalantes, heroína, barbitúricos, morfina, skank, chá de cogumelo, anfetaminas, clorofórmio, ópio e outras. Por serem proibidas, as drogas ilícitas entram no país de forma ilegal através do tráfico que promove a comercialização negra, ou seja, a comercialização feita sem a autorização das autoridades. Dentre as conseqüências que as drogas ilícitas trazem pode-se dar ênfase à violência geradapor elas em todas as fases de produção até o consumidor final. As demais conseqüências são: arritmia cardíaca, trombose, AVC, necrose cerebral, insuficiência renal e cardíaca, depressão, disforia, alterações nas funções motoras, perda de memória, disfunções no sistema reprodutor e respiratório, câncer, espinhas, convulsões, desidratação, náuseas e exaustão.

OBS : É importante esclarecer que adependência das drogas é tratável, ou seja, através do auxílio médico e familiar uma pessoa pode deixar o vício e voltar a ter uma vida normal sem que necessite depositar substâncias que criam falsas necessidades no organismo.

Tipos de Drogas ilícitas

1° Maconha:

Formula - Por ser derivada de uma planta, não possui uma só fórmula; na verdade, é comporta por várias fórmulas. Porém, seuprincípio ativo, o THC (Tetrahydrocannabinol) possui a fórmula C21H30O2.
Efeitos - Os efeitos são relativos. Em alguns usuários provoca euforia, já em outros provoca angústia. No geral, a maconha proporciona um relaxamento que pode levar a perda da noção do tempo e espaço.
Uso contínuo - As conseqüências podem ser distúrbios psicológicos, como depressão, ansiedade e até síndrome do pânico. Umjovem adolescente se torna apático e pode se tornar um adulto imaturo.
Estatísticas - Cerca de 1% faz o uso constate da maconha, sendo que 7,6% já experimentaram.

2° Ectasy:

Formula: C11H15NO2, Nome químico (IUPAC): N-Metil-3,4-etilenodioxianfetamina.
Efeitos - As sensações imediatas são de euforia e perda de inibições. Depois o corpo sofre queda de pressão e ânsia de vômito.
Uso contínuo - Ocorpo do usuário fica "acostumado"e, é necessário aumentar as doses cada vez mais para sentir os efeitos. Devido às oscilações de euforia e melancolia podem levar a depressão.
O ecstasy é uma droga muito usada em casas noturnas de músicas eletrônicas e devido as etapas de consumo mais atividade física por tempo prolongado, o perigo é ainda maior, pois a droga eleva a temperatura do corpo e podelevar a morte.
Estatísticas - Não ha estatístico do uso entre os jovens brasileiros, mas as constantes apreensões policiais mostram o uso crescente.
3° Solventes - (acetona cola de sapateiro e lança perfume)
Efeitos - Quando lançados provocam tontura, formigamento dos membros e zunido no ouvido. O coração se torna mais sensível à adrenalina, o que pode causar ataque cardíaco.
Uso contínuo -Geralmente, a maioria dos jovens faz uso esporadicamente, ou usam apenas experimentam. O que pode ocorrer é a vontade de sentir efeitos mais prolongados, fazendo com que o jovem passe para drogas mais fortes.
Estatísticas - Cerca de 14% dos jovens já experimentou. Uma pesquisa feita na rede particular de ensino revelou um resultado importante: 20% dos alunos afirmaram já ter usado o que mostra...
tracking img