Drogas ilicitas'

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DOSSIÊ:
Drogas Ilicitas




DROGAS

As drogas que nos interessam, nesse tema que nos reúne, "são quaisquer substancias químicas, sólidas, líquidas ou gasosa que, ao ser usadas pelo indivíduo, alteram seu estado de consciência". O resultado direto da droga se apresenta no cérebro do usuário, produz uma intoxicação, um estado mental alterado e, supostamente,"agradável".Ainda podemos dizer que numa definição cientificamente básica, se pode dizer que: "droga é uma substância que, por sua natureza química, afeta a estrutura o funcionamento de um ser vivo". Esta definição inclui a quase tudo o que a pessoa ingere, cheira, se injeta ou absorve.Todas elas têm múltiplos efeitos, e estes variam segundo o nível de dose ou segundo a pessoa que as consuma, e exerce suainfluencia em grande medida, segundo o momento e o ambiente onde se consomem. Os efeitos das drogas estão em função da interação entre a droga e a situação física, psicológica e social do individuo.







POR QUE AS PESSOAS ABUSAM DE DROGAS?

Desde os tempos mais remotos, algumas pessoas já recorriam às drogas para influenciar nos seus estados mentais e emocionais e escapar darealidade.Alguns indivíduos chamam nosso período de " a época da ansiedade", e certamente tem bons motivos para isso.
As razões pelas quais as pessoas abusam das drogas são tão variadas como as pessoas o são entre si. Porém, na maioria das vezes as pessoas parecem usar drogas para mudar a forma que se sente, ou seja, querem sentir-se diferentes. Talvez queiram escapar da dor, da ansiedade ou frustrações. Podeser que desejem esquecer ou lembrar, ser aceito ou ser sociais. Algumas vezes as pessoas usam drogas para escapar do tédio ou simplesmente para satisfazer sua curiosidade. Existem momentos durante a vida de uma pessoa em que pressões dos companheiros pode ser uma razão muito forte para usar drogas.Sabemos que muitas vezes algumas pessoas se sentem melhor sobre si mesmos quando usam drogas ouálcool, porém os efeitos não duram muito. As drogas nunca resolveram nem resolverão os problemas; apenas os postergam e criarão novos problemas que se somarão aos já existentes.
Não fizeram parte da estatística, as pessoas que utilizam drogas esporadicamente. A freqüência de uso diferencia o usuário ocasional do dependente. Nem todos os usuários de drogas vão se tornar dependentes. Alguns continuarãousando-as de vez em quando, enquanto que outros não conseguirão controlar o consumo, usando-as de forma intensa, em geral quase todos os dias, e agindo de forma impulsiva e repetitiva. O grande problema é que não dá para saber entre as pessoas que começam a usar drogas, quais serão usuários ocasionais e quais se tornarão dependentes.
Uma grande parte das pessoas se envolverá em uso ocasional,porém outra parte se tornará dependente, possivelmente devido a uma memória que a droga cria no cérebro. Memória esta que é despertada principalmente em diversas situações emocionais e ambientais. Nessas situações, através de mecanismos desconhecidos, o indivíduo sente necessidade da droga. Existem vários modelos propostos para explicar este fenômeno, mas nenhum comprovado definitivamente", afirmaIvan Braun, médico.
185 milhões consumiram drogas no último ano, diz ONU
Cerca de 185 milhões de pessoas em todo o mundo consumiram drogas durante os últimos 12 meses – o que equivale a 3% da população mundial.
Deste grupo, 146,2 milhões usaram maconha, pelo menos uma vez neste período.
Ao dados foram divulgados pelo escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes e fazem parte de umrelatório da organização.
No Brasil, cerca de 1,7 milhão de brasileiros (1% da população) consumiram maconha ou haxixe em 2001.
Neste mesmo período, segundo os dados apresentados nesta sexta-feira, 0,3% da população brasileira consumiu algum tipo de anfetamina do tipo estimulante e 0,4% fez uso de cocaína.
Se for levado em conta a população entre 15 e 64 anos a porcentagem de pessoas consumindo...
tracking img