Drogas : ghb e lsd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ácido gama-hidroxibutírico
O gama-hidroxibutirato (GHB) surgiu no início da década de 1990 do século XX como uma droga de abuso. Foi sintetizada como análogo do ácidogama-aminobutírico GABA, como o objetivo de se conseguir uma substância similar, capaz de atravessar a barreira hemato-encefálica. Foi investigado como agente anestésico, porém devido aos seus efeitos colaterais (contraçõesmusculares involuntárias e delírio) foi abandonado. Posteriormente foi usado como estimulador do crescimento muscular, efeito que não foi comprovado cientificamente. Por causar diminuição do nível de consciência, depressão respiratória e convulsões, foi banido pelo FDA americano (United States Food and Drug Administration). Como medicamento, que em raros casos ainda são utilizados para o tratamento dedistúrbio do sono e epilepsia. No Brasil, tem seu uso controlado, sendo a importação do medicamento regumentada pelos controles da ANVISA. Como droga é produzido ilicitamente e permanece sendo frequentemente usado, quer individualmente "Droga" ou por terceiros como "Droga do Estupro" e "Boa Noite Cinderela". Caso de morte tem sido descritos tanto no uso individual como droga e também no uso para aprática de crimes de estupro e furtos.

ORIGEM

O GHB foi produzido há mais de 40 anos em França como um potencial anestésico, mas foi rejeitado devido aos seus efeitos secundários indesejáveis. Em 1987 voltou a ser estudado para tratamento de desordens do sono como a narcolepsia e a cataplexia. Paralelamente, os consumidores de esteróides foram informados que o GHB poderia potenciar a produçãoda hormona do crescimento (durante o sono profundo). Devido ao número crescente de overdoses, poucos anos depois foi retirado do comércio.
No entanto, o GHB ganhou importância enquanto uma droga recreacional, sendo principalmente usada por frequentadores de discotecas e raves. Tal facto, fez com que começassem a surgir uma série de substâncias análogas, as quais quando estão no organismotransformam-se em GHB.
Esta droga é frequentemente apresentada na Internet como um indutor de sono, um anti-depressivo ou um produto para perda de peso, utilizações que não são substanciadas e que são potencialmente mortais.
GHB sódico
FORMAÇÃO
O GHB é normalmente produzido pela mistura de gama butirlactona e uma base forte, tal como hidróxido de sódio. Estas duas substâncias reagem quimicamente eformam a substância química GHB.
O que é GHB? Trata-se de um líquido inodoro, levemente salgado. Pode ser encontrado em pequenas garrafas, cápsulas ou em pó.
Efeitos positivos
Os efeitos do GHB em doses recreativas são fisicamente muito semelhantes aos do álcool. Em doses mais baixas os efeitos incluem relaxamento, redução das inibições sociais, redução da capacidade motora, boa disposição eoutros efeitos semelhantes à intoxicação alcoólica ligeira. Em doses recreativas mais altas os efeitos incluem vertigens, dificuldade de focagem dos olhos, mudanças de disposição positivas, melhor apreciação de música, dança e conversação, má-articulação da fala, náuseas, e moleza.
Também causa um desejo de ligação emocional com os outros. Um aumento da coragem emocional, aumento da sensação deunidade com as outras pessoas, abertura emocional. Um largo aumento da perceção e compaixão emocionais.
Efeitos negativos
A diferença entre a dose recreativa alta e a superdose (overdose) pode ser pequena. Ao nível da superdose, a pessoa pode sentir-se extremamente mole (cabeceando e perdendo e recuperando a consciência constantemente) ou perder a consciência, sentir vertigens e desorientação muitofortes, e vómitos. Durante as superdoses mais altas (envenenamento) a pessoa pode perder a consciência, sentir convulsões, vómitos, e potencialmente a respiração pode deprimir.
Uso medicinal
O GHB é uma das substâncias capazes de remover o desejo de beber, sem produzir as reações desagradáveis que surgem com as drogas previamente conhecidas contra o alcoolismo. Variedades Uso Uma das maiores...
tracking img