Drogas: consequencias para a vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Adolescentes e as Drogas: Consequências para a vida
Resumo
Esta pesquisa bibliográfica tem por base, mostrar às variadas formas do acesso as drogas pelos jovens. Daremos demonstrações em nosso pesquisa, das varias questões que fizeram estudiosos pesquisarem sobre o assunto, mostrando por meio de levantamentos as faixas etárias, sexo, condição social de cada usuário a causa dos mesmos estaremligados a esse mal, baseando-se em dados levantados traçamos um perfil dos usuários que hoje tem as drogas na sua vida tanto social, como também em sua vida escolar.
Introdução
A droga é um problema temático, vivido pela maioria dos jovens que hoje tem um contato bem amplo, e entram nesse outro universo que muitas vezes não se tem mais volta. Em um contato do dia-a-dia, com jovens que usam ouaté mesmo já experimentaram drogas, tive o estimulo de mostrar o mal que as drogas trazem, e também o lado da escola e do esporte por meio da educação física, como a mesma pode ser um dos meios que pode da auxilio, ajuda com a prevenção. Vivemos em alerta diário, com nossos filhos, irmãos e ate mesmo amigos que se deparam diariamente com estímulos da mídia, televisão, radio e por uma busca deaceitação e inserção em grupos.
Os adolescentes, por características próprias dessa fase, são mais vulneráveis a experimentação das drogas, pela necessidade do inesperado, pela busca do novo, de novas sensações. Moreira (2006) salienta duas maneiras de enfrentar o uso e abuso de drogas: a primeira que estimula a proibição, pela diminuição da oferta, com informações que se caracterizam pelo apelo moral eprodução de medos, persuadindo as pessoas à abstinência; a segunda é a redução de danos, com propostas como: oferecimento de alternativas, educação para a saúde e modificações das condições de ensino.
Com o ato de experimentar, os usuários podem assim modificar o seu emocional seu psicológico como também seu fisiológico. Nas ultimas décadas, a freqüência do uso de droga aumentou de formaassustadora no mundo, o consumo passou de pequenos rituais em poucas quantidades, para a produção, consumo e distribuição em grande escala, como um produto comercial.
As drogas são problemas que fazem parte, praticamente de todas as sociedades de maneira sempre negativa, pois com ela temos os problemas decorrentes de ordem social e econômica. Na ordem social desestruturando a família, econômica porgerar vários custos, a escola como toda a sociedade vem sofrendo com a essa situação, mais podemos ajudar a diminuir este problema com o esporte, atividades físicas que podem ser trabalhadas na escola principalmente na aula de educação física. A família, sociedade, escola, poder publico tem sua parcela de culpa, na formação desse jovem que buscou nas Drogas uma forma muitas vezes, de desabafar detirar de cima dele todas as perguntas que nessa fase surgem, e que não conseguimos responder para eles ou não respondemos da forma certa. Todos juntos podem contribuir, por formação de valores na construção um individuo com educação, um cidadão, com ética e valores que são cobrados por toda a sociedade.
Neste apresentação pretende-se repassar como a pratica esportiva nas aulas de educação física,tem o papel importante na vida dos pequenos usuários, onde será abordado o que leva o jovem a se torna usuário dependente, como os poderes públicos agem, de que forma a Educação Física esta ligada a essa questão, a discussão das leis governamentais estão dispostas, e como gestores educacionais trabalham em cima desse assunto. Temos como auxilio de estudo as idéias de Aratangy (2000) que sugere ocaminho para a prevenção do consumo de drogas passa pela exploração das questões emocionais dos adolescentes, e isso se dá por meio da abertura de canais de comunicação e participação, com atividades alternativas e não avaliativas pela escola, tais como as artísticas e esportivas.
Objetivo
O objetivo do presente estudo é analisar o efeito dos fatores de risco pessoais (idade, sexo, problemas...
tracking img