Drogaria pops

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POP. Procedimento Operacional Padrão para MEDICAMENTOS com o prazo de validade próximo ao vencimento e VENCIDOS.
DROGARIA NOVA UNIÃO DE OSASCO
RUA PRIMITIVA VIANCO 107- CENTRO-OSASCO
CNPJ.04.313135/0001-68
Procedimento Operacional Padrão para MEDICAMENTOS com o prazo de validade próximo ao vencimento e VENCIDOS.
1-OBJETIVOS
Padronizar os procedimentos para identificação, separação emanuseio dos medicamentos e outros produtos com prazo de validade expirado, de forma que sejam devidamente retirados da área de comercialização e com destino final adequado, sem riscos à população.2-PROCEDIMENTO
Cuidados em relação aos Prazos de Validade de medicamentos
(e demais produtos):
- O armazenamento dos medicamentos e demais produtos da farmácia é feito de forma que os de menor validadefiquem na frente.
- A validade dos produtos é verificada pelo balconista supervisionada pelo farmacêutico quando é feita a limpeza das prateleiras e balcões.
-Obs. realiza-se limpeza das prateleirasmensalmente.
- Produtos com o prazo de validade próximo ao vencimento são identificados, retirados das prateleiras com o prazo de 3 meses antes do vencimento, e colocados em uma outra separado dosdemais produtos de origem, identificado com uma etiqueta branca na prateleira.
- É permitido dispensar medicamentos cuja posologia para o tratamento possa ser concluída no prazo de validade, com acondição de que o usuário será alertado quanto ao prazo próximo ao seu vencimento.

3-Medicamentos vencidos:
- Quando ocorre o vencimento do prazo de validade do produto, o mesmo é retirado daprateleira (ou da área de comercialização) e colocado em recipiente isolado, identificado como impróprio para comercialização.
- A caixa ou recipiente contendo estes produtos vencidos é recolhida dasdependências da farmácia nos dias de coleta, encaminhada para o veículo da empresa autorizada e devidamente contratada (responsável pela incineração dos mesmos).Eco.Urbs.
4-Medicamentos da Portaria 344/98...
tracking img