Droga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL


ADRIANA GUEDES ROCHA, CAMILA MOTA FRAGA, ISMARA PEREIRA DE SÁ










PROJETO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

























Januária
2012

adriana guedes rocha, camila mota fraga, ismara pereira de sá

















PROJETO DE PESQUISA DE BIBLIOGRAFICA
O enfrentamento do problema do crack no contexto da saúde publicaTrabalho apresentado ao Curso serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas [Psicologia geral, Antropologia, Formação social, Politica e Economia do Brsil, FHTM do Serviço Social l].


Professores: Lisneia Rampazzo, Giane Albizzetti, Gleiton Lima e roseane Malvezzi
1°Semestre












RESUMO


A construção do presente portfólio tem por objetivo possibilitar ao aluno compreender que o uso de drogas está presente em todo o Brasil, onde o mesmo representa um grave problema social que precisa ser enfrentado não apenas pelo nosso poder público, mas com o apoio da sociedade. Este tem como proposta principal fazer com que a sociedade tenha realmente a noção decomo esse problema está afetando todas as classes sociais.
Considerando que o trabalho do Assistente Social deve contribuir para o atendimento a família no processo de estruturação emocional e afetiva do dependente químico tentando ajudar a população a enfrentar este problema social.
Serve ainda este portfólio com um alerta a respeito da importância de se trabalhar desde o principio do processoeducativo com as demais disciplinas no currículo escolar, porque infelizmente hoje em dia não tem idade, podemos encontrar muitas crianças nas ruas usando o crack ao invés de estar na sala de aula.



































JANUÁRIA

2012




SUMÁRIO

Introdução---------------------------------------------------------------------------------5

Entrevista feita com funcionário doSUS-------------------------------------------6

Qual a representação social do uso do crack em nossa sociedade, ou seja, como a população compreende este problema?------------------------------------------5

Como o SUS pode ajudar----------------------------------------------------------5

Gráfico-----------------------------------------------------------------------------------4Conclusão------------------------------------------------------------------------------3































PROJETO DE PESQUISA BIBLIOGRAFICA


1. INTRODUÇÃO
Nos dias contemporâneos, o Brasil assumiu o uso abusivo do crack e outras drogas como um problema grave de saúde pública, de modo a ser um desafio enfrentar este problema, que só terá resultado com uma boa prevenção e tratamento, onde tendo em vistareabilitar o dependente. Realizada a III Conferência Nacional de Saúde Mental (Dezembro 2001, relatório no final 2001) lançou propostas enfáticas, focando em uma execução e avaliação de uma política com atenção voltada a esses usuários buscando a ruptura de uma lógica que separa o problema em tratamento e ação criminosa, com o objetivo a ser alcançado à abstinência e a erradicação da venda destasdrogas que são totalmente ilícitas.
Na realização destes objetivos terão que ser traçadas estratégias de abordagem para redução de oferta e demanda, para a primeira estratégia conta-se com a ação da justiça, da segurança e da defesa, já para a segunda estratégia, colocar estes dependentes em tratamento por meio de internações, com isso o afastamento destes dependentes dos agentesindultos.
Esses procedimentos se darão através de internação indicada para dependentes que necessitam de uma intervenção mais intensiva para que abandonem totalmente a dependência do Crack ou qualquer outro tipo de drogas. Tratamento estes que terão de ser oferecidos com eficácia. Alguns destes tratamentos são: tratamento ambulatorial, indicado para dependentes que conseguem ficar...
tracking img