DrillShip conceptual design

1611 palavras 7 páginas
Tabela de Conteúdo

INTRODUÇÃO 3
OBJETIVOS GERAIS 4
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4
PROJETO CONCEITUAL DRILLSHIP DEPTH COL001 5
Geometria da embarcação 5
Noções básica de estabilidade 7
Material de fabricação 9
Propulsão e posicionamento 9
Fundeio 11
Carga 11
CONCLUSÕES 12
BIBLIOGRAFIA 13

INTRODUÇÃO

A necessidade do mundo pelo petróleo gerou um forte e rápido desenvolvimento da indústria naval. Desde o momento que o ser humano começou a procurar petróleo no mar a indústria naval não parou de expandir.

A industrial hoje conhecida como off-shore é basicamente o nome que mistura duas profissões de alto risco, engenharia naval e engenharia de petróleo. O que começou como docas que entravam no mar para perfurar algumas milhas longe do litoral e que foram feitas com madeira e materiais da época, evoluiu para plataformas e barcos que hoje flutuam em profundidades de mais de 1.000 metros e com condições climáticas que mudam constantemente.

Na atualidade uma das invenções mais práticas para campanhas de exploração e perfuração são os Drill Ship, que basicamente são barcos com casco furado no meio. Este recebe o nome de moonpool e é por onde são desenvolvidas as tarefas de perfuração e manutenção no poço.

OBJETIVOS GERAIS

- Desenhar conceitualmente um DrillShip.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Calcular centros de gravidade acorde ao projeto.
- Fazer os cálculos essenciais acorde ao projeto de tipo básico, para explicar o conceito de estabilidade.
- Compreender o funcionamento do sistema DP-3.
- Cargas e sistema de fundeio.

PROJETO CONCEITUAL DRILLSHIP DEPTH COL001

Geometria da embarcação

O desenho e geometria do DrillShip COL001 começou com a definição das condições de trabalho. Primeiro, ter a capacidade de trabalhar em profundidades de até 3000 metros (9842 pés) de coluna d’agua, com autonomia de recursos materiais e de 200 pessoas para operação de 24 horas, o que faz dele uma

Relacionados