Drenagem urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Drenagem Urbana/ Micro e Macrodrenagem

Drenagem é o termo empregado na designação das instalações destinadas a escoar o excesso de água. Entende-se por drenagem urbana pluvial o sistema destinado ao escoamento das águas de chuva no meio urbano. Esta definição, no entanto, não demonstra a complexidade dos fatores que envolvem o tema. De fato, um sistema de drenagem urbana pluvial estáintimamente ligado ao modo como o homem usa e ocupa o solo.
Por que ocorrem as enchentes urbanas?
As enchentes urbanas são resultado da combinação dos fenômenos naturais e das ações antrópicas.
É normal no regime hídrico de um curso d’água existir os períodos de estiagem e de cheias. Nas épocas de cheia, correspondente às estações de chuvas acontece uma inundação da área adjacente a este cursod’água, denominada área de inundação. Para efeitos de projeto, a área de inundação é limitada pelo nível que alcança a água, para um determinado período de retorno, geralmente de 100 anos. A planície de inundação é formada pelos terrenos baixos adjacentes a um recurso hídrico e que podem, eventualmente, ser coberto pelas águas de inundações.
Por que ocorrem as enchentes urbanas?
As enchentes naturaisfazem, então, parte do ciclo de vida de um corpo hídrico, contribuindo inclusive, para a diversidade do ecossistema, pois este regime de seca e alagamento propicia condições para diferentes formas de vida se adaptar ao local. O homem também aprendeu a se beneficiar com as enchentes naturais, ao descobrir, ainda em seu estado primitivo, a agricultura. Foi às margens dos rios, em solosfertilizados devido ao avanço e posterior recuo da água, que as primeiras civilizações se originaram, ao passar a cultivarem o próprio alimento. Tal processo ocorreu de forma tão desordenada, que é comum observar nos dias de hoje, principalmente nas médias e grandes cidades, que até mesmo chuvas de pequena intensidade, causam empoçamentos, enchentes e deslizamentos de encostas, trazendo prejuízosambientais, sociais e econômicos. A excessiva impermeabilização do solo leva a intensificação do volume do escoamento superficial direto das águas pluviais, e essas alterações acabam ocasionando uma diminuição no tempo de concentração e produzindo maiores picos de vazões a jusante.
Principais fatores causadores de enchentes
Chuvas intensas; Desenvolvimento desordenado; Desmatamento e erosão do solo;Impermeabilização de superfícies; Assoreamento de canais; Deficiência da rede de esgotos – favorece ligações clandestinas à rede pluvial; Deficiência da coleta de lixo e limpeza pública – pode causar o entupimento das tubulações; Comportamento indisciplinado da população; Ocupação de áreas ribeirinhas e áreas de inundação natural (várzeas); Aspectos econômicos; Ineficácia de políticas públicasPrincipais fatores causadores de enchentes
As enchentes urbanas são um problema crônico no Brasil. As comunidades de baixa renda, devido à localização de suas residências, são as mais afetadas. Os problemas são bem conhecidos; as inundações, no mínimo, interrompem o trânsito de veículos e, em casos piores, podem causar danos a prédios e outras construções. As enchentes nas cidades podem causardoenças, especialmente nos locais onde não existe saneamento básico. Podem provocar surtos de dengue e morte de pessoas que vivem em áreas de risco ambiental, além de causar riscos à saúde poluição dos mananciais. A ocupação inadequada favorece os processos erosivos e deslizamentos de encostas. O acúmulo de resíduos sólidos carreados pelas águas de chuva também pode causar poluição dosrios locais. A má qualidade da limpeza urbana e a falta de conscientização da população têm trazido grandes prejuízos à qualidade da água pluvial escoada para os cursos d'água. É preciso reduzir a geração de resíduos sólidos. O excesso de lixo é um empecilho para a implantação de reservatórios de retenção, aumenta os riscos sanitários e o custo de manutenção da rede de drenagem. No...
tracking img