Drenagem torácica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DRENAGEM TORÁCICA

0 - Introdução
O incremento do uso terapêutico da Drenagem Torácica que se tem verificado a nível dos serviços, associado ao numero de questões e de dúvidas que os enfermeiros colocam face a este tratamento, levaram a que considerasse ser importante a compilação não exaustiva de elementos básicos sobre este procedimento. Surge assim o trabalho que tendes em mão.
É nossoobjectivo fornecer ao pessoal de enfermagem que lida com este tipo de equipamento, os conhecimentos básicos sobre os componentes de uma drenagem torácica, as possíveis formas como esta é realizável e as complicações a ela associadas. Ao longo do texto serão apresentados os principios em que se baseia, as indicações e a finalidade e, as vias de acesso para uma drenagem torácica. Numa segunda parteenumeram-se e descrevem-se os diversos tipos de sistema de drenagem, para no final sistematizar os riscos e as complicações, interligados com a actividade física e as alterações da auto-imagem. Nao é nem nunca pretendeu ser um texto referente aos cuidados de enfermagem. É antes uma abordagem de um tema que consideramos importante e analisado somente nas vertente do equipamento e sua utilização.
1- Generalidades
A pleura possui dois folhetos: um visceral, aderente ao tecido pulmonar e; um parietal, aderente às estruturas da parede torácica. Esta dupla aderência é a responsável pela manutenção da expansão torácica, ao longo do ciclo respiratório. Sem essa força de tração o tecido pulmonar estaria permanentemente colapsado em torno dos ramos brônquicos.
O espaço pleural - espaço virtualentre os dois folhetos - é ocupado pelo liquido pleural. Este liquido tem por função reduzir o atrito entre os folhetos pleurais, durante o movimento respiratório.

Este liquido, segundo AGAREZ, é composto por:
Volume: 1 a 2 ml em cada espaço
Proteínas: 1,77 g/dl
Células : 4.500/ml
Monocitos - 54 %
Células degenerativas - 30 %
Linfócitos - 10 %
Polimorfonucleares - 4 %
Célulasmesoteliais – 5&
Um aumento patológico deste volume liquido (por sangue, exsudados, etc.) vai afectar a força aspirativa do espaço pleural. O mesmo se verificar se existir ar no espaço pleural. A pressao negativa pré-existente, resultante do campo de forças exercido pelo tecido pulmonar e pela pressão intra-pleural colóido-osmótica, ir então diminuir (ou mesmo ser anulada), com consequente colapsopulmonar (parcial ou total).
As trocas gasosas a nível alvéolo-capilar dependem de diversos factores, de entre os
quais salientamos:
1) volume circulante de sangue saturado de dióxido de carbono, nos capilares pulmonares;
2) a quantidade de oxigénio que atinge o alvéolo;
3) a permeabilidade da membrana alvéolo-capilar.
Sempre que há um derrame, independentemente da sua etiologia ou do seuconteúdo (liquido ou gás), vai haver uma diminuição da superfície total disponível para a efectivação das trocas gasosas, isto é, vai ocorrer uma diminuição da capacidade vital e da compliance pulmonar.
Se essa colecção de liquido ou de ar atinge proporções que coloquem em risco a vida do
doente dever-se-á proceder à sua remoção através de drenagem torácica.
A técnica da drenagem torácicaconsiste na colocação de um cateter torácico no espaço
pleural, e a sua conexão a um sistema de drenagem.
Este sistema é composto por uma série de tubos e por um recipiente colector do produto drenado, colocados de modo a funcionar num único sentido (o do pulmão para o recipiente colector).
2 - Indicações e Finalidades
A decisão de colocar uma drenagem torácica baseia-se em diversos factores,tais como:
- extensão do pneumotórax (mais de 20 % do campo pulmonar);
- sinais e sintomas apresentados;
- doença pulmonar subjacente
e é sempre uma decisão médica.
Segundo BENZ, a presença de dificuldade respiratória, dor moderada ou severa e
agravamento do derrame sao indicadores para colocar uma drenagem torácica.
Segundo SANCHES, ao instituir-se uma drenagem torácica pretende-se:...
tracking img