Drenagem linfatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A eficácia da drenagem linfática.

The efficiency of lymphatic drainage.


Jaqueline Gomes de Almeida – Esteticista facial e corporal formada pelo Senac Santo André e Estudante de fisioterapia pela Fefisa .
Professora Orientadora:Fábia Cristina Alengrance


Resumo


Este estudo tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica,dos efeitos da drenagem linfática manual emecânica,associadas no pós – operatório de abdominoplastia – dermolipectomia.A eficácia da técnica no pós – operatório da mastectomia,na lipoaspiração e no tratamento de linfedemas traumáticos.

Palavras – chaves:fisioterapia dermato funcional,drenagem linfática,linfedemas e pós – operatório.


Introdução

A drenagem linfática manual (DLM) é uma técnica de massagem específica, comobjetivos definidos, foi introduzido por Vodder(Alemanha) e recentemente por Leduc (Bruxelas). (RIBEIRO,1998).

A diferença entre os dois autores está no tipo de movimento usado. Os movimentos de Vodder são combinados, são amplos e passivos, já Leduc propõe que a drenagem seja utilizada em protocolos de tratamentos de algumas doenças,sendo que seus movimentos são mais restritos comparados aos deVodder.(PITA et al,2007).

A técnica de drenagem linfática manual foi criada pelo dinamarquês Emil Vodder e sua esposa Estrid Vodder,em 1936.A DLM então tornou-se uns dos pilares no tratamento de linfedemas.Eles observaram que a maioria das pessoas quando apresentavam quadros de gripes crônicas,os linfonodos da região cervical aumentavam de tamanho.(GODOY et al,2004)

E começaramaplicar nessas pessoas determinados movimentos de estimulação física (massagem) e observaram uma melhora no quadro.(GODOY et al,2004)

E foi a partir dessas observações que desenvolveram a técnica de drenagem linfática manual.(GODOY et al,2004)

Em 1936 a técnica foi publicada e Paris e vários grupos passaram a incorporar esses conceitos.Um dos primeiros médicos que acreditou natécnica e incorporou em tratamentos de algumas patologia foi Asdonk.(GODOY et al,2004).

A DLM tem por objetivo drenar os líquidos excedentes que ficam acumulados entre os espaços intersticiais,sendo responsável pelo equilíbrio hídrico,sendo importante na retirada de dejetos provenientes do metabolismo celular.(PITA el al,2007).

É importante lembrar que o corpo humana faznaturalmente a drenagem, todo esse processo de retirar o líquido do meio intersticial é feito pelo sistema linfático. Em casos de patologias esse processo fica mais lento e defeituoso.

A drenagem linfática é um mecanismo que ajuda o sistema linfático no processo de drenagem, retirando o excesso de líquido dos interstícios, remove as proteínas e resíduos metabólicos, favorecendo a troca de oxigênio enutrientes. (FAÇANHA,2007).

A técnica de DLM é complexa, possui um conjunto de manobras específicas, que atuam no sistema linfático. (PITA et al,2007).

A drenagem é uma técnica muito eficiente, porém o profissional tem que tomar algumas medidas de segurança, como por exemplo: conhecer bem o paciente, através de ficha de anamnese, observar cuidadosamente o estado de saúde dapessoa, inclusive se existe alguma patologia, pois a DLM não é indicada para as pessoas que possuem algumas das contra-indicações que devem ser respeitadas.

O paciente que apresentar trombose, flebite, disfunções tireoidianas, crises de asmas brônquica, nevos pré-cancerosos, menstruação abundante, hipotensão, hipertensão descontrolada, afecções da pele, insuficiências cardíaca e insuficiênciarenal, não poderá receber DLM. (WENER et al,2008).

Os efeitos fisiológicos da drenagem são vários, inclusive o aumento e a reabsorção de proteínas, promovem a desintoxicação dos meios intersticiais, aumenta a velocidade da linfa, relaxa a musculatura, beneficia a filtração e a reabsorção de proteínas nos capilares linfáticos, auxilia na distribuição de hormônios e medicamentos no...
tracking img