Drenagem linfatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
4.2-Anatomia do sistema linfático

O sistema linfático é um sistema isolado que funciona como sistema acessório para o fluxo de líquidos dos espaços teciduais para acirculação (JABOB, FRANCONT E LOSSOW, 1990).
Ele nasce em quase todos os espaços tissulares em uma rede muito densa de capilares e vasos, generalizada em, todo o organismo, tanto nasuperfície como em sua região profunda (MONSTERBET, 2011).
O sistema linfático é um sistema que transporta a linfa da periferia ao centro em um único sentido.Ele não possui um órgão bombeador e se associa aos linfonodos, por isso que seu fluxo é lento, pois ele depende de forças discretas, como produzidas pela contração dos músculosesqueléticos, que aplicam sua pressão nas paredes dos vasos linfáticos e os comprimem. Essa ação impulsiona a linfa ao longo dos vasos, a pulsação das artérias próximas aosvasos pode comprimi-los e mover a linfa em seu interior (BORGES,2010).
esse sitem auxilia o orgnismo a drenar o liquido intesticial e revomer residus celulares, proteínas, demaior tamanhoque o sistema sanquineo por razão dos posros da mkenbrana capilar do sitema venoso ser menos calibroso (MASINA,

é responsável por varias funções importante comoo retorno do liquido intersticial para corrente sanguínea, destruição de microorganismos e partículas estranhas da linfa, e resposta imune especificas como a produção deanticorpos (GUIRRO E GUIRRO, 2010).
Esse sistema é constituído de um 1)sistema vascular que é dividido em capilares linfáticos, vasos coletores e troncos linfáticos,2)linfonodos quefiltram o liquido coletado pelos vasos e 3)órgãos linfóides que incluem tonsilas, baço e o timo e são encarregados de recolher o liquido intersticial (CAVALCANTE, 2007).
tracking img