Drenagem linfatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
| |
|DRENAGEM LINFÁTICA NA CELULITE EDEMATOSA |

RESUMO

Este estudo visa investigar a eficácia da drenagem linfática no tratamento da celulite edematosa. Oprincipal objetivo da drenagem linfática é direcionar e aumentar o fluxo linfático, drenando, assim, os líquidos excedentes que banham as células, mantendo seu equilíbrio hídrico. O sistema linfático tem a função essencial para a vida de reabsorver, evacuar e devolver à circulação sangüínea os corpos protéicos e proteínas plasmáticas que continuamente abandonam os capilares sangüíneos. Neste sentido,acredita-se que a drenagem linfática é eficiente no tratamento da celulite edematosa.
Palavras – chave: drenagem linfática; circulação sangüínea; celulite

ABSTRACT

This study it aims at to investigate the effectiveness of the lymphatic draining in the treatment of the edematose celulite. The main objective of the lymphatic draining is to direct and to increase the lymphatic flow, draining,thus, the exceeding liquids that bathe the cells, ordering its hidric balance. The lymphatic system has the essential function for the life of to absorb, evacuating and to return to the sanguine circulation the proteics bodies and plasmatics proteins that continuously abandon the sanguine capillaries. This direction, one gives credit that the lymphatic draining is efficient in the treatment of theedematose celulite.
Key words: lymphatic draining; sanguineous circulation; celulite

INTRODUÇÃO

Esta monografia tem como objetivo mostrar a eficácia da drenagem linfática no tratamento da celulite edematosa.
O método de drenagem linfática manual foi desenvolvido em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder que trabalhava junto com sua esposa na Riviera Francesa.
Vodder observou que a maioriade seus pacientes sofria de constipação, retenção de líquidos e apresentavam os gânglios linfáticos alterados. Ele passou a tratar estes pacientes intuitivamente com massagens que estimulavam estes gânglios atingindo grandes êxitos com diversos pacientes.
Seu método foi desenvolvido e se tornou muito eficaz. Hoje em dia, a drenagem linfática é usada na estimulação da circulação linfática que ajudao corpo a eliminar toxinas e na nutrição dos tecidos. A estagnação dos gânglios linfáticos pode causar dor. Embora todos os tipos de massagem  estimulem a corrente linfática, a técnica de Vodder é focada na drenagem do excesso linfático.
Quando o sistema circulatório não cumpre corretamente sua função, o corpo fica sobrecarregado por um excesso de líquidos, que não consegue absorver. Na maioriados casos, esse fenômeno se traduz por sintomas como celulite ou retenção de líquidos, peso nas pernas ou aparecimento de edema (inchaço), mais conhecido como linfedema.
A Drenagem Linfática é uma espécie de massagem que facilita o escoamento do líquido linfático (que fica entre as células e é rico em gorduras) até os gânglios linfáticos, que o drena para a circulação. Este procedimento é muitoútil no tratamento da celulite.
É uma técnica especifica de massagem manual que exige uma formação adequada. Esta técnica caracteriza-se por uns movimentos muito suaves e precisos, todos em forma circular e espiral e por um trabalho intensivo realizado nos centros de gânglios linfáticos.
Estimula a circulação linfática nos vasos linfáticos ao acelerar a absorção de líquidos e das macro-moléculasdo tecido intersticial,   pela ativação da capacidade peristáltica destes vasos. Por isso, a Drenagem Linfática mostra-se eficiente no tratamento da celulite edematosa.
A Drenagem Linfática Manual exerce uma ação sedante, tranquilizante e relaxante. Favorece o predomínio do sistema nervoso parasimpático, a parte do sistema nervoso autónomo que preside à recuperação de forças e à regeneração de...
tracking img