Drenagem linfatica manual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-INTRODUÇÃO

A drenagem linfática é uma das inúmeras funções fisiológicas, da mesma forma que as outras funções automáticas do organismo. O aspecto geralmente incolor da linfa certamente contribuiu para que fosse atribuído, a princípio, um papel discreto, que teve de esperar muito tempo até que os pesquisadores realmente se interessasse por ele. No entanto a drenagem linfáticamanual (DLM) é uma técnica de massagem específica, com objetivos definidos, foi introduzido por Vodder ( Alemanha) e recentemente por Leduc (Bruxelas) ( RIBEIRO 1998). A diferença entre os dois autores está no tipo de movimento usado. Os movimentos Vodder são combinados, são amplos e passivos, já Leduc propõe que a drenagem seja utilizada em protocolos de tratamentos de algumas doenças, sendo que seusmovimentos são mais restritos comparados aos de Vodder. (PITA et al, 2007)
A técnica da drenagem linfática manual foi criada pelo dinamarquês Emil Vodder e sua esposa Estrid Vodder, em 1936. A DLM então tornou-se uns dos pilares no tratamento de linfedemas. Eles observaram que a maioria das pessoas quando apresentavam quadros de gripes crônicas, os linfonodos da região cervical,aumentavam de tamanho.( GODOY et al, 2004)
Começaram a aplicar nestas pessoas determinados movimentos de estimulação física (massagem) e observaram uma melhora no quadro (GODOY et al, 2004). E foi a partir dessas observações que desenvolveram a técnica de drenagem linfática manual. (GODOY et al, 2004).
Em 1936 a técnica foi publicada em Paris e vários grupospassaram a incorporar esses conceitos. Um dos primeiros médicos que acreditou na técnica e incorporou em tratamentos de algumas patologias foi o Dr. Asdonk. (GODOY et al 2004)
Os dois processos, muito diferentes entre si, devem naturalmente, ser facilitados por técnicas adequadas de drenagem manual, a fim de satisfazer as exigências- captação e evacuação – que acabamos de definir devemosdescrever as modalidades de execução de manobras que permitem satisfazer os critérios de captação, por um lado, e de evacuação por outro. A captação é realizada no mesmo nível da infiltração. A evacuação e a transferência dos líquidos captados longe da zona de captação.



2-OBJETIVO GERAL
Determinar as metodologias aplicadas nos trabalhos de drenagem linfáticas manual (DLM),tendo como o uso no tratamento de áreas específicas de melhoria da circulação sanguínea para uma melhor oxigenação, melhoria a defesa e ação anti-inflamatória, aumento do potencial reparador e dinamização de todos os processos catalisadores de uma boa cicatrização, aos tratamentos de celulite ( Fibroedema genóide) graus I,II e III, principalmente no terceiro estagio, onde é mais visível, seráeliminado as toxinas, tendo um efeito antioxidante, que auxilia a diminuição da mesma.

3-OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Analisar as causas da deficiência de circulação sanguínea e formação de fibroendema genóide, nos(as) clientes.
Identificas suas melhores formas de prevenção e procedimentos a serem realizados.
Verificar os efeitos positivos da (DLM) drenagem linfática manual.

4-METODOLOGIA DE PESQUISAPara definição e conclusão desta pesquisa, foram utilizados meios literários, onde através de pesquisas bibliográficas realizamos leituras seletivas e analíticas, para definição da conclusão, juntamente com pesquisas em sites relacionados ao assunto.
5-DESENVOLVIMENTO
EFEITOS DA DRENAGEM LIFATICA MANUAL:
O Efeito da drenagem linfática manual e direcionar e aumentar o fluxolinfático promovendo , assim, uma , remoção mais rápida de excesso de liquido intersticial. Apesar da direção da drenagem linfática ser sobre o sistema linfático, seus efeitos também podem ser observados sobre a circulação sanguínea, metabolismo, tecido muscular, pele, sistema nervoso e vegetativo. (Winter, s/d, p. 85-91) De acordo com Winter ( 1973), as manobras de drenagem linfática exercem...
tracking img