Drenagem com bambu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia Civil
Universidade Veiga de Almeida – Tijuca
Rio de Janeiro

PROJETO DE PRINCÍPIOS DA ENGENHARIA

Problema
Ao assistirmos jogos de futebol, pela televisão ou no próprio estádio, notamos, algumas vezes, que ao chover muito, o campo de futebol tende ficar encharcado e consequentemente com poças de acumulo de água em certas áreas, como por exemplo, a área do goleiro. Analisandoesse problema, identificamos a necessidade de melhorar a estrutura desses campos a fim de proporcionar aos nossos times de futebol condições mais favoráveis a vitória.

Limitações e Critérios de Sucesso
Buscando soluções para nosso problema levantamos alguns fatores que interferem no sucesso projeto, como as limitações e fatores críticos:
* Limitações
* A carga suportada sobre omaterial de drenagem;
* Conexão da tubulação;
* Sucção da água armazenada.
* Fatores críticos de sucesso
* Material adequado e ecologicamente correto;
* Escolha de material de fácil produção, armazenamento, custo-benefício, manuseio, transporte etc.

Solução
Nosso projeto consiste na utilização de novas alternativas construtivas com o uso do Bambu como tubulaçãopara drenagem de campos e terrenos, além de drenar faremos a captação dessa água pluvial em uma cisterna comum, que depois poderá ser recalcada, com uma bomba hidráulica, para ser reutilizada em futura rega do gramado dentre outras reutilizações, fazendo assim um ciclo auto-suficiente.
Além dessa alternativa pela qual optamos, foram levantadas outras opções para a drenagem dos campos e terrenos,como a tubulação de PVC que apesar de ser eficiente gasta muita energia para sua fabricação e é um produto inorgânico. Foi considerado também a confecção da tubulação com garrafas PET que apesar de ser um material reciclável, têm uma baixa resistência aos materias a serem suportados.
Reunimos todas as possibilidades e estabelecemos a seguinte tabela:
Material | Custo | Degradação |
PVC |Médio | 100 anos |
BAMBU | Baixo | Biodegradável |
GARRAFA PET | Baixo | 400 anos |

Analisando tudo isso, chegamos a conclusão que a utilização do bambu como matéria prima é a solução mais viável, eficiente e de baixo custo.

Projeto Drenagem Auto-suficiente
Introdução
A necessidade de repensar o consumo de materiais na construção para torná-la mais sustentável doponto de vista ambiental atrai olhares para a exploração de novas alternativas.
Os métodos construtivos com materiais industrializados produzem ainda enormes quantidades de entulhos, que são difíceis de serem de serem reincorporados na natureza.
Dentro deste contexto, o bambu surge como uma importante alternativa construtiva, visto que se trata de um material facilmente renovável pela natureza, decrescimento rápido e baixo custo, além de possuir reduzido consumo energético para sua produção e despontar como o maior consumidor de gás carbônico do reino vegetal.
O bambu é uma planta da família Gramineae, a mesma da cana-de-açúcar, que possui mais de 1.000 espécies distribuídas em cerca de 70 gêneros. Pode-se encontrar bambu em todos os continentes, com exceção da Europa, e nas maisdiversas condições de clima e altitude.
O crescimento do bambu ocorre de maneira diferente das árvores. Ele pode ser comparado a um telescópio, onde os colmos saem da terra com diâmetro e número de nós definidos e, em menos de 1 ano, atinge a altura máxima. Após o primeiro ano, os colmos vão amadurecendo, isto é, vão mudando suas características internas, tornando-se mais resistentes. É compostobasicamente por longas fibras vegetais e é muito resistente. Se tratado e protegido de umidade, pode durar até 15 anos. É um material altamente renovável e um grande consumidor de gás carbônico 3x mais que uma floresta nativa 35% a mais de liberação de oxigênio.

Uso do bambu como material de construção
Pouco difundida nos grandes centros do Brasil, a utilização do bambu e de fibras vegetais é...
tracking img