DRE

Páginas: 5 (1180 palavras) Publicado: 24 de abril de 2015



ETAPA 1: Aula-tema: Estrutura das demonstrações financeiras, Análise Vertical e Horizontal do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício. Esta atividade é importante para que vocês compreendam a estrutura-padrão das demonstrações financeiras, e a significância de cada item patrimonial e de resultado dentro desses relatórios. Para realizá-la, devem ser seguidos os passosdescritos.

PASSO 1: ALUNO: CONCLUÍDO


PASSO 2: (EQUIPE)
Discutir sobre o material estudado no Passo 1 e escrever um resumo da reunião da equipe, abordando os pontos mais importantes. Este documento deverá ser elaborado em tópicos, destacando cada assunto discutido pelo grupo:

Resumo: Estrutura das Demonstrações Financeiras

O nosso grupo compreende que a contabilidade vem se tornando oprincipal caminho de ligação de informações entre a empresa e o mundo externo, vem evoluindo cada dia mais, com o objetivo de informar os usuários sobre as mudanças no patrimônio das entidades.
* Estrutura do ativo e do Passivo
Os bens e direitos que a empresa tem são representados pelo ativo que se divide em 3 grupos: Circulante, realizável ao longo prazo, e permanente. O ativo de curto prazo é maisimportante, tem maior liquidez, é usado para garantir o pagamento de despesas. Já imobilizado mostra só o volume de recursos que continuam mais tempo na empresa.
Passivo são as obrigações exigíveis da empresa, tem prazos diferentes para pagamento das dívidas, é dividido em 3 grupos: Circulante, exigível á longo prazo, e patrimônio liquido.
O ativo é sempre parecido com o passivo, os recursos que aempresa tem nos ativos são financiados por recursos do Passivo. A empresa é financiada por Recursos de terceiros e Recursos Próprios. Quando os recursos de terceiros são maiores, há um risco para a empresa, pois passa a trabalhar mais com recursos de terceiros do que com seus próprios.
* Demonstrações de resultados:
Receitas são fontes de recursos, as despesas e custos são aplicações. Ademonstração de resultado mostra a soma dos valores do período, somam-se as receitas e diminuem-se as despesas, tendo o resultado, seja ele lucro ou prejuízo. Quanto maior forem os lucros da empresa, melhor poderá investir nos seus ativos usando seus próprios recursos. As demonstrações financeiras podem ser divididas em: Demonstrações Primárias (Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado),Demonstrações Secundárias (Principalmente a Demonstração de Origens e Aplicação dos Recursos), Métodos de Análise: (Horizontal e Vertical) e Índices: (Grandezas relativas construídas a partir dos números (Demonstração Primária). O objetivo da análise pode se referir ao passado, presente ou futuro em termos de atuação da empresa, ainda que os dados contábeis se refiram a acontecimentos passados, podem-se usar osmesmos para lançamento futuro.
* Liquidez e Capital de Giro
A rapidez com que o ativo se transforma em dinheiro é chamada de Liquidez, quando muito procurados tem maior liquidez, um exemplo são as aplicações financeiras, é um direito de recebimento imediato. O capital de giro é usado para comprar estoques, financiar vendas aos clientes, caso haja sobras é usado em aplicações. A empresa manterásua situação de liquidez usando estes recursos para pagar dívidas.
* Capital Próprio e Capital de terceiros
O capital próprio é representado pelo patrimônio liquido, recursos dos sócios, mas estão sendo usados na empresa. Quanto maior os recursos próprios, menor será a precisão de depender do capital de terceiros. Recursos de terceiros são as dívidas de curtos e longos prazos mostradas no Passivo(Circulante Exigível). Têm duas formas: Recursos Naturais (Naturais da atividade normal e operacional da empresa) e Recursos Não Operacionais (Recursos adicionais que a empresa busca



para suprir suas necessidades de financiar ativos ou pagar despesas, uma vez que suas fontes naturais não foram suficientes).
* Tipo de balanço
A Legislação societária é o tipo mais comum, usado por todas as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DREs
  • apostila de DRE
  • Modelo de dre
  • dre e leis
  • DEMONSTRAÇÃO DRE
  • Relatório DRE
  • Manual DRE
  • Contabilidade dre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!