Dre abrangente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS:
DRE abrangente

RESUMO

A demonstração de resultados abrangentes é “uma alteração no patrimônio líquido de uma sociedade durante um período, decorrente de transações e outros eventos e circunstancias não originadas dos sócios”, incluindo todas as mudanças no patrimônio durante o período exceto as resultantes de investimentos dos sócios e distribuição dedividendos e juros sobre capital próprio.
O CPC 26, aprovado pela resolução 1.185/90 do CFC, estabelece que o lucro abrangente seja calculado a partir do lucro liquido apurado na DRE e deve incluir o Resultado liquido do período, cada item dos outros resultados abrangentes classificados conforme sua natureza, Parcela dos outros resultados abrangentes de empresas investidas reconhecida pormétodo de equivalência patrimonial e Resultado abrangente do período, devendo ser feita separada da DRE podendo ser apresentada como parte da demonstração das mutações do patrimônio liquido (DMPL), considerando que no Brasil a apresentação da DMPL é obrigatória para as companhias abertas.

PALAVRAS-CHAVE
Fluxo de caixa, Tributos, PIB, DVA,Contabilidade, Investimentos,empregados,valor agregado

1.INTRODUÇÃO

A demonstração de resultados abrangentes é uma ferramenta de grande importancia para análise gerencial, pois, respeitando o princípio de competência de exercícios, atualiza o capital próprio dos sócios, através do registro no patrimônio líquido (e não no resultado) das receitas e despesas incorridas porém de realização financeira “incerta”, uma vez que decorrem de investimentosde longo prazo, sem data prevista de resgate ou outra forma de alienação.
O resultado abrangente pretende explicar todas as variações no patrimônio líquido exceto as transações entre acionistas e tem alta importância para o investidor interessado no desempenho da empresa pois reúne todas as transações que afetam o resultado em uma única demonstração. A dificuldade maior é conciliar essavisão, por incluir todas as transações que alteram o patrimônio líquido.
Também pode ser definida como “uma alteração no patrimônio líquido de uma sociedade durante um período, decorrente de transações e outros eventos e circunstâncias não originadas dos sócios. Isso inclui todas as mudanças no patrimônio durante o período, exceto aquelas resultantes de investimentos dos sócios e distribuiçõesaos sócios”.

2. Desenvolvimento

2.1 Contabilidade Avançada

2.1.1 Definição de Fluxo de Caixa

A complexidade do processo gerencial que se verifica nas empresas , levam os gestores a buscar alternativas para
superar os obstáculos e a utilizar ferramentas que reduzem os riscos de uma ma administração. A escassez de recursos financeiros e o elevado custo para captação, juntamente coma falta de planejamento e controle tem contribuído para muitas empresas encerrarem suas atividades. Vale ressaltar que lucro não é sinônimo de caixa de forma que sua empresa pode apresentar lucro em suas demonstrações contábeis , no entanto estar com dificuldade na geração de caixa. Neste contexto a DFC se torna uma ferramenta importante na expectativa da capacidade de a empresa gerar fluxo decaixa.
A DFC reúne as informações dos fluxos de caixa ou seja,as entradas e saídas de recursos financeiros . Marion (2007,pg.64)diz que “ a DFC indica as alterações ocorridas no exercício no saldo de caixa e equivalentes de caixa, segregadas em fluxos de operações dos financiamentos e investimentos”.
Matarazzo e Pestana (1994,pg.369)afirmam:
È através da DFC que se pode saberse a empresa foi auto suficiente no financiamento de seu giro e qual sua capacidade de expansão com recursos proprios, gerados pelas operações, ou seja, a independência financeira da empresa é posta em cheque.

De acordo com a lei 11.638 publicada no dou de 28.12.2007, no qual altera e revoga dispositivos da lei 6404-64, a demonstração dos fluxos de caixa torna-se obrigatória para as...
tracking img