Drawback

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Regime Aduaneiro Especial Drawback – Internacionalização de empresa





Resumo

Este artigo cientifico ira apresentar as dificuldades da internacionalização de uma empresa estrangeira no Brasil devido às altas taxas tributárias que o país impõe. Os impostos para produtos importados são tantos que acabam inviabilizando sua importação assim muitas empresas partem para um processo deinternacionalização tendo como principio a fabricação e/ou montagem do equipamento/componente no Brasil usando de regimes aduaneiros especiais para isenção ou suspenção parcial da carga tributária, assim como o regime aduaneiro drawback que traz inúmeros benefícios às empresas que importam componentes, processam no país importador e retorna totalmente ou parcialmente este produto. Outro ponto importantesão os benefícios fiscais devido à implantação de uma empresa em território nacional tendo assim redução das cargas tributarias deixando o preço final mais competitivo, estes benefícios devem-se à criação de empregos e grande potencial exportador ajudando no superávit nacional.

Palavras chave: Drawback, impostos, internacionalização, regimes especiais, benefícios fiscais.



DrawbackSpecial Customs Regime - Internationalization of business

Abstract

This article will present the scientific difficulties of internationalization of a foreign company in Brazil due to high tax rates that the country requires. The taxes for imported goods are so many that end up making it unfeasible to import so many companies to start an internationalization process as beginning with themanufacture and / or assembly of equipment / component in Brazil using special customs regimes for exemption or partial suspension of the tax burden, as well as the customs drawback system that brings many benefits to companies that import components, process in the importing country and returns totally or partially this product. Another important point are the tax benefits due to the implementation of acompany in the country and thus reducing the loads tributary leaving the final price more competitive, these benefits are due to the creation of jobs and huge export potential in helping the national surplus.

Keywords: Drawback, taxes, internationalization, special schemes, tax benefits.
Frase Problema: Formação do preço final muito elevado, devido à grande quantidade de impostos e taxas;Diminuição de impostos para reduzir o preço final.


1. Introdução

Com a grande quantidade de impostos existentes no Brasil, a venda de determinados produtos se tornam impraticáveis, fazendo com que empresas, percam mercados grandes e importantes.

Sendo assim, com a necessidade de uma solução para esse problema, foi feita uma pesquisa com o âmbito de encontrar uma maneira de solucionar esseimpecílio, para encontrar uma maneira de diminuir a quantidade de impostos e taxas. Para isso, foi utilizado o regime de Drawback, em conjunto do Éx-tarifário, para que ocorra a diminuição do preço do produto final no mercado.



2. Conteúdo



2.1 Visão do mercado internacional

Com o crescimento mundial do mercado automotivo a Webasto International NL começou a investir no mercadobrasileiro em meados de 2005, até o momento seu mercado baseava-se no comercio de teto solar automotivo, produto este que não possui fabricação nacional.

A necessidade de expansão do mercado nacional motivou a Webasto a introduzir novos produtos de sua gama internacional, dentre estes produtos a escolha inicial se deu no ar condicionado para veículos pesados, mercado que segue constante crescimentono Brasil.

Com estudos avançados do mercado nacional a Webasto se deparou com um grande problema para a formação do preço do produto para o cliente final, esta diferença deve-se principalmente aos altos encargos incididos sobre o produto no momento da importação como imposto de importação, imposto sobre produtos industrializados e o frete do equipamento.

Assim iniciou-se um estudo de...
tracking img