Dramartugia básica

632 palavras 3 páginas
2. Dramaturgia Básica

Dramaturgia Básica

Segundo o estudo do drama clássico, drama é ação1; este só existe quando temos 1) um personagem (um ser que gere algum tipo de empatia); 2) um conflito para este personagem.

Conflito é formado por: objetivo do personagem versus forças antagônicas

O personagem persegue seu objetivo, consciente ou não, via ação dramática. Esta é a soma da intenção do personagem, da ação propriamente dita e do efeito desta; A força antagônica é algo ou alguém que impede ou dificulta que este personagem realize sua intenção e atinja seus objetivos.

Temos dois tipos básicos de personagem na dramaturgia clássica:

Agon (do grego agon, competição) 3. Por extensão, o agon, ou princípio “agonístico” marca a relação conflitual entre os protagonistas. Estes se opõem numa dialética de discurso/resposta.(Pavis, op.cit)

o protagonista ((do grego protos, primeiro e agonizesthai, combater
Fr.:protagoniste; Ingl.:protagonist; Al.: Protagonist; Esp.: protagonista.
Atualmente, costuma-se referir aos protagonistas como personagens principais de uma peça, os que estão no centro da ação e dos conflitos2. Consideramos protagonista aquele personagem cujo conflito se torna ou é central para o espectador, e sobre que depositamos nossa empatia de maneira positiva (ou seja, torcemos, acompanhamos, etc);

o antagonista (do grego Anti + Agon; “o que combate contra”). O antagonista é aquele que dificulta ou impede o protagonista de atingir seus objetivos; normalmente ele leva a uma reação antipática por parte do espectador (desejamos que ele “se dê mal”, por exemplo). Alguns teóricos afirmam que na verdade um antagonista é um protagonista de uma narrativa simetricamente oposta ao do protagonista de fato.

“As personagens antagonistas são as personagens da peça em oposição ou em conflito. O caráter antagonista do universo teatral é um dos princípios essenciais da forma dramática.”3

O esquema clássico do conflito de um

Relacionados

  • A filosofia e o filosofar
    38634 palavras | 155 páginas