dracola

897 palavras 4 páginas
Nathara Miranda de Oliveira DIREITO: 1Q

Fichamento de Economia – Livro: A Era do Economista

Capítulo II: Primórdios da Ciência Econômica

Pessoas, frequentemente, eram obrigadas a discutir sobre complicados assuntos. A partir de uma dessas discussões ocorridas durante o século XVIII, nasceu o fundamento da Ciência Econômica Moderna. O problema em questão era a fonte da riqueza de uma nação, que para alguns, encontrava-se no comércio, na agricultura ou na força da natureza. E para outros ainda no trabalho humano. Embora essa questão possa parecer desprovida de qualquer importância, todo um conjunto de politicas econômicas dependia das respostas encontradas.
Os mercantilistas foram os primeiros a tratar da questão. Enfrentavam dois problemas distintos, mas relacionados entre si. O poder interno tinha de ser edificado. Para a economia isso significava a criação de um sistema monetário de cunhagem unificada. , a eliminação de impostos como pedágios, por exemplo. Instituições, que hoje parecem naturais.
Nessa luta, diversos aliados foram adquiridos, de interesses comerciais de vilas e cidades, obtiveram apoio dos mercadores, que se beneficiavam do comercio. Em contrapartida, aumentava-se o poder dos monarcas financiando assim o exército. Os interesses desses dois grupos também coincidiram em outro aspecto: favoreciam-se da expansão do comercio exterior.
Dois outros grupos despontaram também nesta época de surgimento da economia de mercado e dos Estados nacionais. O primeiro foi o dos juristas, requisitados para interpretar e definir as complicadas relações econômicas que se desenvolviam. O segundo grupo incluía funcionários do governo e da corte real. Estes dois grupos tinham grande importância estratégica, das alianças politicas e da economia da coroa. Dai então, surgiram politicas econômicas que visavam à unificação da nação sob um único comando e poderoso dirigente. Essas politicas e

Relacionados

  • Halloween
    395 palavras | 2 páginas